Dentre as soluções tecnológicas disponíveis atualmente para auxiliar o gerenciamento e a operação de negócios, há dois sistemas muito populares conhecidos como CRM e ERP. Como possuem funcionalidades e objetivos diferentes, esses recursos podem ser considerados complementares, auxiliando o trabalho das imobiliárias que procuram otimizar seus negócios e aprimorar as técnicas de produtividade e lucratividade.
No post de hoje, você irá descobrir as principais diferenças entre CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning) e quando se deve usar cada uma dessas ferramentas.
O que é CRM?
CRM, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, é o processo de gestão interacional da empresa com os clientes atuais e potenciais. O CRM é utilizado para organizar, automatizar e sincronizar vendas, marketing e atendimento ao cliente. Essa ferramenta tem como objetivo atrair os clientes e estabelecer uma relação duradoura com eles.
É o processo de identificação de clientes potenciais com perspectivas mais amplas, nutrindo-os e orientando-os pelo processo de vendas para fechar o negócio. Se você quer saber mais sobre esse sistema, leia o nosso post sobre a importância do CRM para imobiliárias.
O que é ERP?
Por outro lado, o ERP, ou Planejamento dos Recursos Empresariais, é usado para gerenciar as operações internas da empresa. O ERP é um sistema que busca melhorar a eficiência dos processos de negócios, como RH, contabilidade, estoque e a área financeira no geral. Como o CRM, o ERP permite a rápida troca de informações padronizadas em todos os departamentos.
Todos os empregados podem inserir informações no sistema ERP, em tempo real. Como os departamentos ficam integrados, o ERP consegue identificar problemas em qualquer área, criando automaticamente alertas em outras áreas afetadas. Isso permite que os gestores possam tomar decisões mais assertivas e mais proativas.
O ERP fornece um método para simplificar os processos de negócios, facilitando o trabalho de colaboradores e gestores. Se você quer saber mais sobre esse sistema, leia o nosso post sobre a importância do ERP para imobiliárias.
Quando utilizar o CRM na minha imobiliária?
O CRM, como ferramenta direcionada para as áreas comerciais do negócio (front-office), pode ser usado para:
- Organizar esforços de marketing;
- Gerenciar o andamento de vendas;
- Calcular o tempo gasto na conversão de leads para fechar negócios;
- Agilizar seus processos de vendas;
- Automatizar o atendimento ao cliente;
- Acompanhar as interações do cliente com o seu negócio;
- Avaliar a qualidade do atendimento ao cliente realizado pelos colaboradores;
- Criar relatórios de dados;
- Saber quais produtos vendem mais;
- Priorizar leads;
- Gerenciar o inventário com base em dados históricos de vendas;
- Gerenciar seus contatos de negócios;
- Gerenciar seus leads de negócios.
Quando utilizar o ERP na minha imobiliária?
Já o ERP, voltado para o gerenciamento de processos internos (back-office), pode ser usado para:
- Gerenciar processos de distribuição;
- Gerenciar a cadeia de abastecimento;
- Melhorar a precisão dos dados financeiros;
- Facilitar os planejamentos de projetos;
- Automatizar o ciclo de vida do empregado;
- Uniformizar procedimentos críticos de negócios;
- Reduzir as tarefas redundantes;
- Avaliar as necessidades de negócios;
- Gerenciar a contabilidade e aplicações financeiras;
- Descobrir custos de aquisição mais baixos;
- Gerenciar os recursos humanos;
- Ter visão geral sobre as atividades da empresa;
- Controlar a folha de pagamento.
Para que você aproveite ao máximo os benefícios de cada sistema, é importante entender os objetivos de cada um e usá-los corretamente! Dessa forma, ao adotar o ERP e/ou o CRM na sua imobiliária, você acaba otimizando os principais processos realizados pelas equipes, conhecendo as atividades dos colaboradores, maximizando os lucros e garantindo a satisfação dos clientes internos e externos.
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