A importância de um sistema de gestão para imobiliárias

A importância de um ERP para imobiliárias

Um sistema ERP visa a facilitar o acompanhamento das ações estratégicas e responsabilidades corporativas, desde o fluxo de caixa ao controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Portanto, as soluções ERP centralizam atividades e tarefas, permitindo converter informação em conhecimento e ajudando os gestores a tomar a decisão certa no momento certo.

Um sistema ERP oferece às empresas que compõem o setor imobiliário o necessário para atingir os seus objetivos de negócios. Mas o que é um sistema ERP? Quais as principais funcionalidades para atender ao setor imobiliário? Fique por dentro no post de hoje.

O que é um sistema ERP?

Os sistemas de Enterprise Resource Planning – ERP (ou planejamento de recursos empresariais, em português) são plataformas de informação e gestão que integram os diversos setores das empresas nas operações de produção ou serviços.

O ERP integra e gerencia a fabricação, logística, distribuição, estoque , transporte, faturamento e contabilidade de uma empresa.

No planejamento de recursos empresariais de uma imobiliária, um software ERP pode intervir no controle de muitas atividades de negócios como vendas, gestão de contratos, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos e cobranças.

banner_models

Os principais objetivos de um sistema ERP são:

  • Otimização de processos de negócios;
  • O acesso eficaz às informações;
  • O compartilhamento de informações entre todos os componentes da organização;
  • Eliminação de dados desnecessários e reengenharia de operações.

O propósito fundamental do ERP é fornecer suporte para clientes empresariais, auxiliando os gestores a tomarem decisões assertivas em menor tempo, com custos operacionais reduzidos. A ferramenta também pode permitir um maior controle de ativos fixos no inventário permanente, conciliação bancária, pagamento de impostos, entre outros.

Um sistema de gestão para imobiliárias deve oferecer às empresas do setor imobiliário o necessário para atingir os seus objetivos. Entre as características principais estão:

  • Uma  solução de negócios abrangente  que integra as funcionalidades de um software ERP padrão e um específico — projetado para o setor imobiliário;
  • Capacidade de personalizar o software de acordo com as necessidades do negócio;
  • Ter um sistema escalável e modular, que irá integrar progressivamente a tecnologia e incorporar módulos de acordo com as necessidades da empresa;
  • Redução dos custos de gestão;
  • Permitir o controle econômico das obras;
  • Analisar desvios;
  • Diminuir o ciclo de vendas das propriedades;
  • Obter relatórios;
  • Permitir o acesso a informações de todas as áreas da empresa;
  • Controlar tarefas diárias como visitas, disponibilização de chaves, agendas de corretores etc.

A tecnologia é a grande aliada dos negócios, por isso, é importante conhecer a que melhor se encaixa na estrutura da sua empresa. Entre os principais softwares de ERP para imobiliárias podemos citar:

  • Fantástiko: O sistema de gestão Fantástiko controla e organiza as principais atividades da imobiliária por meio de uma plataforma online, que integra os módulos de venda, aluguel e departamento administrativo.
  • WebGestor: O sistema em nuvem para gerenciamento imobiliário permite gerar relatatórios de compra e venda em tempo real, realizar o controle financeiro e empresarial, visualizar imóveis no Google Maps, além de gerenciar o relacionamento da imobiliária com o cliente.
  • Gregorisoft: A Gregorisoft é especialista em sistemas financeiros para Imobiliárias. Administração de imóveis (locação), financeiro da empresa, financeiro da venda e administração de franquias, são os principais módulos do Imobi.
  • GaiaAdmO GaiaAdm é o sistema de administração de bens mais completo do mercado imobiliário e oferece tudo o que uma imobiliária precisa para gerenciar contratos e aluguéis. São dois sistemas em um: Controle de contratos, boletos e aluguéis e Financeiro completo. Único sistema 100% online do mercado, o GaiaAdm é integrado ao ValueGaia e não tem taxa de adesão.
  • Superlógica Imobiliárias: Funcionalmente semelhante ao GaiaAdm, o sistema permite o controle e a gestão de contratos imobiliários, aluguéis e boletos, facilitando a gestão financeira e contábil da empresa. O software possui três diferentes planos: econômico, essencial e enterprise.
  • Universal Software: A Universal oferece quatro sistemas com diferentes funcionalidades — imobiliário de vendas online, imobiliário de locação, imobiliário de vendas e financeiro integrado — além de sites responsivos. Os recursos podem ser acessados em dispositivos móveis e têm o objetivo de otimizar imobiliárias.

Quer saber mais sobre um software de gestão imobiliária? Comente e não deixe de acompanhar o nosso blog! Em breve, teremos mais posts sobre o assunto, abordando a importância de um CRM para imobiliárias e as diferenças entre ERP e CRM para imobiliárias.

Posts relacionados