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Follow-up em imobiliárias: o que é e por que é importante?

A forma como as imobiliárias realizam locações mudou. Agora, elas precisam fazer mais do que apenas elaborar contratos e orientar os clientes sobre as suas responsabilidades e direitos. Além de ajudá-los na busca pelo imóvel ideal, é seu papel acompanhá-los em todos os processos de locação, desde o seu contato inicial até o fechamento do contrato e o pós-venda. Tudo isso para satisfazer os clientes e garantir sua fidelização.

Esse acompanhamento, característico do mundo corporativo, é chamado de follow-up. A seguir, explicaremos melhor o que é follow-up em imobiliárias, por que ele é importante e como realizá-lo de forma eficaz. Confira:

O conceito de follow-up em imobiliárias

Follow-up é uma expressão que significa “acompanhar”, ou “fazer um acompanhamento”. O follow-up em imobiliárias é o acompanhamento da relação estabelecida entre a imobiliária e seus potenciais clientes. Quando fazem o follow-up, o gerente de locação e os outros profissionais envolvidos no processo dão continuidade a construção do relacionamento deles com os futuros clientes.

O follow-up engloba desde o primeiro contato com a oportunidade, passando pela busca do imóvel ideal, até o pós-venda. Para fazerem esse acompanhamento, os responsáveis pelo processo de locação precisam atuar como consultores, pesquisando imóveis de acordo com o perfil desejado e entrando em contato com eles para ajudá-los na escolha e tirar suas dúvidas sobre os pormenores do contrato a ser assinado.

A importância do follow-up em imobiliárias

Em um mercado altamente competitivo, em que muitas imobiliárias se preocupam mais em conseguir a assinatura dos contratos do que com o seu relacionamento com clientes, fazer um bom follow-up é um grande diferencial. E é exatamente esse diferencial — considerado por muitos irrelevante — que pode elevar os resultados da imobiliária a outro patamar. Com esse acompanhamento, os gerentes de locação podem:

  • Manter um bom relacionamento com todos os potenciais clientes;
  • Fazer que perceberam a imobiliária realmente se preocupando com eles;
  • Aumentar as chances de assinatura do contrato de locação;
  • Ampliar a possibilidade de os clientes recomendarem os serviços da imobiliária para outras pessoas por adquirirem confiança em seu trabalho;
  • Melhorar a imagem da marca no mercado imobiliário e seu posicionamento frente à concorrência.

Como fazer um follow-up realmente eficaz

Conforme dissemos anteriormente, o follow-up em imobiliárias engloba desde o primeiro contato té o pós-venda. Seguem algumas dicas para a realização de um acompanhamento realmente eficaz:

No primeiro contato

Avalie todos os potenciais clientes e identifique aqueles que têm urgência em alugar um imóvel ou que têm um prazo definido para isso. Os que não estiverem interessados em alugar no curto prazo ou estão apenas buscando opções, devem ser colocados numa lista de não-prioritários. Mas isso não significa que devam ser esquecidos: eles podem ser tornar grandes clientes no futuro.

Na busca pelos imóveis

Depois de avaliar o perfil dos interessados e verificar as suas necessidades e exigências, o corretor deve ir em busca dos imóveis mais adequados para ele. Nessa etapa, é importante manter o avaliador atualizado sobre a busca. Para isso, você pode enviar-lhe e-mails, mensagens pelas redes sociais ou ainda entrar em contato por telefone. Também é fundamental tirar as dúvidas deles sobre os imóveis e os pormenores do contrato.

No pós-venda

O relacionamento com o cliente não acaba com a assinatura do contrato. Concluído o processo de locação, o gestor deve precisa manter contato com esse cliente para sondar sua satisfação. Por exemplo, perguntando-o se o imóvel atendeu suas expectativas e se a sua experiência com a imobiliária foi positiva. Isso fará o cliente concluir que a empresa não estava preocupada somente em fechar um contrato, mas também em atender às suas necessidades e satisfazê-lo.

Seguindo essas dicas você está construindo relacionamento e resultados positivos por meio do follow-up. Mas é importante registrar tudo o que acontece em cada contato com o cliente, preferencialmente em um sistema adequado para tanto. Blocos de notas e agendas — sejam elas virtuais ou impressas — demandam tempo, podem ser esquecidas ou perdidas e não promovem um follow-up eficiente.

A importância do follow-up em imobiliárias ficou bem evidente, não é? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre sua execução, escreva-a nos comentários. Será um prazer ajudar!