Dicas de planejamento estratégico para imobiliária

Dicas para um excelente planejamento estratégico para imobiliárias

Pensar com antecedência nos rumos que uma empresa vai tomar é fundamental para o sucesso do negócio. Quando se trata de imóveis não é diferente. Por isso, o planejamento estratégico para imobiliária tem grande importância, já que o mercado nessa área é bastante competitivo.

Na correria do dia a dia, com tantas tarefas operacionais, é fácil se perder quando a atuação é focada somente na manutenção da empresa e acabamos nos esquecendo de pensar nos negócios a curto, médio e longo prazos. Com isso, dá-se margem para a concorrência agir. Para você não correr esse risco, confira a seguir dicas para fazer um ótimo planejamento estratégico para imobiliária.

Investir tempo

Num primeiro momento, você precisará reservar um pouco do seu tempo para poder planejar o futuro da empresa. No entanto, não ligue essas horas de trabalho a custo, mas sim a investimento. Podemos comparar essa atividade com a preparação para uma viagem. Para que tudo dê certo, você precisa ter um mapa que aponte, da melhor maneira possível, as características do caminho. Nesse processo, conhecimento é algo essencial. É preciso saber a fundo sobre a própria empresa, os concorrentes, o setor imobiliário como um todo, a economia do país e do mundo, afinal, vivemos em um mundo globalizado.

Escolher o caminho

Na elaboração do planejamento estratégico para imobiliária, é possível utilizar várias ferramentas de gestão para pensar o futuro da empresa. No campo da administração, existem diversos estudos sobre como proceder para obter o melhor aproveitamento dessa atividade. De modo geral, podemos pensar no diagnóstico da situação atual, previsões de cenários, definição de objetivos e metas e ações que podem ser executadas para que se consiga os resultados almejados. Uma das ferramentas para avaliação de cenário é a Análise SWOT ou Análise FOFA, que consiste na identificação de forças e fraquezas (ambiente interno) e de oportunidades e ameaças (ambiente externo) de uma empresa.

Conhecer o seu negócio

Para que o planejamento estratégico para imobiliária tenha êxito é preciso ter informações confiáveis, já que qualquer erro de cálculo pode gerar interpretações equivocadas nas análises feitas. Já imaginou o número de dados referentes a compra, venda e aluguel presentes na sua empresa? Você teria esses dados, por período específico ou por área geográfica, em mãos? Sem essas informações, seria difícil fazer projeções precisas da movimentação do fluxo de caixa de sua empresa. O registro desses dados são importantes para que você saiba exatamente, por exemplo, em qual época do ano sua receita é maior. Isso influencia, entre outros aspectos, os investimentos em publicidade.

Ser multifocal

Tenha em mente que fazer o planejamento estratégico para imobiliária envolverá vários fatores, desde questões internas da sua empresa, como fluxo de processos e envolvimento dos colaboradores, até situações externas, como cenários econômicos locais e globais e leis governamentais. Pensar no futuro da empresa também envolverá refletir sobre a missão da organização, ou seja, o que ela faz atualmente, e a visão, isto é, em qual estágio ela quer chegar.

Lembre-se ainda de que o planejamento estratégico não é algo fixo e imutável. Talvez, em alguns momentos, seja preciso corrigir rotas. É sempre importante executar as ações previstas no plano e avaliá-las de tempos em tempos para conferir se os resultados foram ou não alcançados. O que não vale é ser pego de surpresa por algum problema que poderia ter sido evitado se houvesse um trabalho prévio de análise do negócio.

Organizar os processos dentro da empresa pode ser complicado. Neste post abordamos um panorama sobre o mapeamento de processos em imobiliárias.

E você, já faz o planejamento estratégico na sua imobiliária? Conte sua experiência nos comentários abaixo. Participe!


Esperamos que estas dicas ajudem a reduzir conflitos com clientes e melhorar ainda mais o atendimento de sua imobiliária.

banner6

Receba nossos posts por email:

 

Posts relacionados