vistoria imobiliária

Vistoria imobiliária: a importância dos detalhes

Apesar de não ser obrigatória, a vistoria imobiliária é um dos processos mais importantes no momento da compra ou aluguel de um imóvel. Ela contribui para evitar problemas futuros que podem prejudicar o relacionamento entre cliente e imobiliária.

O processo de vistoria envolve a análise do imóvel com relação a diversos critérios. São eles: acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas, qualidade da estrutura, etc. O laudo de vistoria oferece, assim, uma visão detalhada das condições do imóvel e sua habitabilidade. Entenda a importância dos detalhes na vistoria imobiliária no post de hoje.

Garantia em contratos de locação

Os contratos de locação determinam que, ao seu término, o imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi recebido pelo locatário. Daí a importância da realização de uma vistoria imobiliária detalhada.

O relatório de vistoria de entrada é utilizado como comparativo ao fim do contrato, possibilitando apontar danos e irregularidades surgidos ao longo do período de locação. A análise dos aspectos relacionados às condições das esquadrias, da pintura do imóvel, da parte elétrica, dos encanamentos e até mesmo dos móveis, bem como a documentação fotográfica de todos esses elementos, contribui para evitar conflitos entre proprietários e inquilinos no momento da devolução do imóvel, possibilitando um parecer mais justo.

Para ter acesso a modelos de contratos de locação de imóveis, acesse nosso material, através deste link.

Recebimento do imóvel na compra

A vistoria imobiliária de compra de imóveis tem como objetivo verificar danos e problemas antes do recebimento das chaves. Desta forma evitando problemas posteriores a ocupação.

Os detalhes aqui são muito importantes, já que o comprador pode recursar o recebimento caso o imóvel não esteja nas condições esperadas. A vistoria de compra costuma ser, por isso, realizada por profissionais especializados. Arquitetos e engenheiros, utilizam o memorial descritivo da edificação para garantir a conformidade de execução.

 

eBook 7 passos fundamentais para uma vistoria infalível

 

Facilidade para a imobiliária

Atentar-se aos detalhes durante o processo de vistoria é importante também para as imobiliárias e corretores, evitando não somente problemas com seus clientes, mas também facilitando a realização de seu trabalho.

Entenda como organizar melhor sua vistoria imobiliária, com nossos conteúdo. Acesse alguns modelos gratuitos, neste link aqui.

Adotar ferramentas e técnicas que sirvam para a realização de vistorias contribui para o desenvolvimento de relatórios de forma ágil e organizada, eliminando o retrabalho e o desperdício de tempo e recursos. O relatório de vistoria de saída pode, por exemplo, ser facilmente desenvolvido a partir da documentação da vistoria de entrada, garantindo a produtividade do corretor e evitando que algo passe desapercebido.

 

Tecnologia para a realização de vistoria imobiliária

O recursos da tecnologia vêm contribuindo para o mercado imobiliário com soluções que possibilitam processos de vistoria imobiliária mais rápidos e eficientes, não deixando nenhum detalhe para trás. Muitas imobiliárias utilizam modelos de planilhas. Em paralelo, o uso de tablets e smartphones vem ganhando cada vez mais espaço como ferramentas para esse procedimento.

O VistoriaSimples é um aplicativo desenvolvido para o mercado imobiliário, visando à realização de vistorias otimizadas, ágeis e organizadas. O sistema possibilita o desenvolvimento de relatórios completos, evitando conflitos posteriores e gerando maior produtividade para a equipe imobiliária. Conheça o VistoriaSimples e entenda como essa solução pode tornar sua imobiliária mais eficiente!

 

Já conhecia a importância dos detalhes nas vistorias imobiliárias? Que procedimentos vêm sendo adotados pela sua equipe para não deixar nenhum deles para trás? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Posts relacionados