Usando o email marketing na sua imobiliária de forma correta

Usando o email marketing na sua imobiliária de forma correta

O desenvolvimento da tecnologia vem provocando mudanças nas formas de relacionamento com o cliente no mercado imobiliário. Dadas as dificuldades de realizar uma boa venda, é essencial que o profissional imobiliário esteja atento às formas de comunicação mais eficientes para criar e manter laços com seus clientes e dar continuidade aos negócios ao longo do tempo. Você deve lembrar que recentemente nós falamos aqui no blog VistoriaSimples da importância e como oferecer um atendimento de excelência.

Nesse sentido, a comunicação via email ainda é uma das mais sólidas e confiáveis ações de marketing digital, trazendo para a imobiliária ou corretor de imóveis melhores resultados com menores custos. Com dezenas de mensagens chegando diariamente nas caixas de entrada dos seus clientes é importante, porém, estar atento a algumas dicas que fazem com que seu email marketing se destaque e traga melhores retornos. Confira:

1. Não utilize listas compradas

O melhor mailing para o envio de um email marketing é o seu, obtido a partir dos contatos da sua imobiliária. A compra de listas de emails costuma fazer com que seus emails sejam considerados SPAM pelos provedores de email. Assim, o ideal para a criação da sua própria lista é ter formulários online no site da imobiliária, incentivando o cadastro dos clientes interessados em receber ofertas, materiais que sua imobiliária venha a produzir, conteúdos do seu blog ou informativos.

2. Segmente sua lista de emails

Ao enviar ofertas e conteúdos para seus clientes é fundamental que eles sejam segmentados em pequenos grupos de interesse, contribuindo para que recebam apenas os conteúdos relevantes e estimulando a conversão em oportunidades de negócios. Assim, quanto mais segmentação, melhor. Procure dividir os contatos na lista de email marketing na sua imobiliária de acordo com interesses, localidade, idade, entre outros, de forma a atingir o público ideal para cada mensagem.

3. Tenha cuidado com ferramentas de disparo gratuita

As ferramentas gratuitas para envio de email marketing devem ser usadas com cautela: por utilizarem o um único servidor para o envio de muitos emails, de seus diferentes clientes, podem ser identificadas como SPAM. Além disso, alguns disparadores não permitem ao cliente alvo da campanha se descadastrar caso deseje parar de receber seus informativos.

No entanto, existem algumas boas opções de ferramentas gratuitas que possuem a mesma qualidade de entrega das versões pagas, com apenas algumas limitações de contatos na base de emails ou um número reduzido de recursos se comparados as versões pagas – como exemplo, o MailChimp. Analise com atenção as facilidades oferecidas, o tamanho da base de inscritos, a quantidade de disparos para definir a ferramenta que irá executar os seus envios.

4. Utilize um título de destaque

O campo “Assunto” é um dos fatores mais importantes do email marketing: é fundamental para atrair a atenção do destinatário e fazer com que ele abra a sua mensagem. Procure, portanto, utilizar títulos curtos e objetivos, de forma que não sejam cortados em determinadas ferramentas de email. Crie um título chamativo e claro, despertando a curiosidade e o interesse do destinatário à primeira vista. É importante que o título do email marketing na sua imobiliária esteja alinhado com o conteúdo da mensagem e possibilite ao leitor identificar rapidamente o assunto a ser tratado.

5. Invista no layout

O layout do email marketing é característica fundamental para que ele traga os resultados esperados. Invista em uma arte simples e limpa, mostrando apenas o necessário sobre o seu negócio e despertando a curiosidade do seu destinatário. Procure utilizar apenas a linguagem HTML básica e o mais leve possível, evitando problemas para que seja acessado e visualizado.

6. Analise o retorno dos seus emails

Tão importante quanto adotar uma estratégia de email marketing é a análise do retorno que ela traz para o seu negócio. É importante que o profissional imobiliário seja capaz de identificar e monitorar informações como taxas de abertura, quantas pessoas clicaram nos links da mensagem, quais foram os links mais clicados, quantos resultaram em um contato com o cliente e quantos destinatários solicitaram sair da lista de contatos.

A análise das diferentes respostas dos seus clientes ao seu email marketing permite ao profissional aperfeiçoar suas mensagens e entender como os diferentes grupos de clientes relacionam-se com a marca e os produtos e serviços oferecidos. Para isso, softwares de gestão são uma excelente opção, permitindo ao profissional não somente organizar o envio de emails para os diferentes segmentos da sua lista mas também controlar e analisar os resultados obtidos a partir da estratégia de marketing adotada.

E você, como vem usando o email marketing na sua imobiliária? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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