gestaodotempo

Como a má gestão do tempo pode matar o seu negócio imobiliário

Como é gerenciado o trabalho desenvolvido na sua imobiliária? Os seus funcionários têm um bom controle das horas que gastam com cada tarefa? Os clientes são atendidos no menor tempo possível? Para que haja produtividade no seu negócio, é importante que as respostas a essas perguntas sejam positivas. Caso contrário, há um valioso recurso sendo desperdiçado na sua empresa: o tempo.

Quando isso acontece, os funcionários não trabalham com o potencial que poderiam, os atrasos nas atividades são frequentes e a imobiliária perde boas oportunidades de negócio. Há prejuízo na qualidade dos serviços oferecidos, no número de vendas fechadas e na lucratividade da empresa – prejuízos que podem levar à falência do negócio.

Os prejuízos que uma má gestão do tempo traz para a imobiliária

Vamos usar como exemplo os reflexos que a má gestão do tempo traz para a equipe responsável por negociar diretamente com os clientes, ou seja, os corretores. Para conseguir cumprir todas as tarefas da semana, eles precisam saber fazer um bom uso do tempo disponível. Estas tarefas podem incluir:

  • Mostrar imóveis a clientes interessados em comprá-los;
  • Atender a telefonemas e responder a e-mails para tirar dúvidas de clientes;
  • Captar novos contatos;
  • Definir e aplicar estratégias para fortalecer o relacionamento com os clientes.

Essas são só algumas das atividades que podem fazer parte da rotina de trabalho de um corretor. O mau gerenciamento do tempo pode fazer com que ele gaste muito tempo captando novos contatos, por exemplo, e fique sem tempo para responder a e-mails e telefonemas. Quando isso acontece, o atendimento oferecido ao cliente fica prejudicado. Os clientes, sem respostas rápidas, podem optar por procurar outra imobiliária – o que reflete na perda de oportunidades de negócio para a sua empresa.

Para combater o prejuízo no atendimento já tratamos aqui do Blog VistoriaSimples dicas de como melhorar esse processo, acesse aqui e reveja.

A gestão do tempo ineficiente também pode refletir em muitas horas ociosas na imobiliária. Há ainda o problema da falta de prioridade na hora de cumprir as tarefas. Isso pode fazer com que uma atividade essencial para o fechamento de uma venda seja deixada de lado e, como consequência, a venda seja perdida.

A falta de um bom gerenciamento de tempo impede, portanto, o crescimento da sua imobiliária e reflete negativamente nos lucros. Para evitar que isso aconteça, é essencial investir em estratégias para melhorar o aproveitamento das horas dos seus funcionários.

Como melhorar a gestão do tempo no seu negócio

Uma dica para garantir um negócio produtivo é fazer reuniões frequentes com toda a empresa. Esses são encontros que ajudam a administração a visualizar no que cada funcionário está trabalhando. A reunião também é um bom momento para motivar os seus corretores e demais colaboradores para que eles trabalhem em potência máxima. A ideia é mostrar a eles que o crescimento da empresa reflete em benefícios para todos.

Aproveite para incentivar estratégias que ajudam no gerenciamento do tempo, como o uso de listas que apresentem, em ordem de prioridade, todas as atividades que devem ser concluídas no dia.  A adoção de cronogramas online e recursos de compartilhamento de agenda, pode ser uma boa opção.

Outro ponto importante é contar com tecnologias que mantenham o trabalho organizado e que automatizem tarefas. Assim, a sua equipe tem mais tempo para dedicar a outras atividades – o que pode gerar excelentes resultados para a produtividade da imobiliária. Conheça o aplicativo VistoriaSimples, aqui. Solução que otimiza o processo de vistorias imobiliárias.

Como é gerenciado o tempo da sua imobiliária? A sua equipe já é tão produtiva quanto poderia? Deixe sua resposta nos comentários.