Novo perfil de quem compra ou aluga imóveis

Novo perfil de quem compra ou aluga imóveis

Nos últimos anos, o mercado imobiliário evoluiu a uma velocidade gigantesca no mundo inteiro, exigindo das empresas e dos profissionais da área uma mudança de paradigmas para permanecerem relevantes e atraírem mais clientes. E com a alta competitividade no setor, a adoção da tecnologia deixou de ser algo opcional e passou a desempenhar um papel estratégico nas imobiliárias.

Nessa nova geração, o processo de compra ou locação de imóveis é cada vez mais conectado, informado e social, utilizando frequentemente o acesso às multi-telas, informa Igor Lima, Chefe da Industry Real Estate do Google. Logo, para manterem vantagens competitivas no futuro imediato, os gestores precisam compreender o comportamento atual do consumidor. Conheça, a seguir, o novo perfil de quem compra ou aluga imóveis:

É hipermóvel, hiperconectado e hiperinformado

A rotina diária do atual cliente que compra ou aluga imóveis começa com a desativação do despertador em seu smartphone e, em seguida, a verificação de mensagens em redes sociais e caixas de e-mail. Antes de sair para trabalhar ou estudar, ele chama um táxi por meio de um aplicativo instalado no mesmo aparelho. E ao final do dia, ele o consulta novamente antes de dormir. Isso sem contar as dezenas ou centenas de vezes que ele enviou mensagens e pesquisou algo de seu interesse nos buscadores.

Logo, concluímos que esse comprador é conectado à Internet, utiliza bastante os seus dispositivos móveis e se mantém bem informado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, um a cada três brasileiros usa um smartphone e sua idade varia entre 16 e 34 anos. Além disso, 48% da população tem acesso à Internet, sendo que 54% são usuários da classe C. Nesse cenário, os gestores precisam adaptar os seus websites para plataformas mobile, já que estas são as preferidas do comprador para a realização de pesquisas de imóveis.

Utiliza vídeos online como fonte de consulta

Cada vez mais, o cliente assiste vídeos online, principalmente pelo YouTube. Segundo a mesma pesquisa do Google, 65% das pessoas que assistem vídeos por essa rede social se interessam pelo mercado imobiliário, e os principais assuntos pesquisados são a região e o bairro onde os imóveis estão localizados. Além disso, ele procura a opinião de especialistas do setor antes mesmo de entrar em contato com as construtoras e imobiliárias em busca de produtos.

Isso indica que o planejamento de mídia de uma campanha do setor imobiliário está migrando de uma estratégia de TV para uma de vídeo, conforme apontou Gleidys Salvanha, Chefe de Desenvolvimento Estratégico de Agências do Google. Por isso, as imobiliárias devem considerar em sua estratégia digital esse novo perfil de consumo, criando um canal no YouTube e no Google + e integrando-o para aumentar o alcance de suas campanhas de vídeos e atrair potenciais clientes.

Em nosso post sobre o uso do marketing digital para aumentar as vendas e locações de imóveis, nós abordamos algumas outras dicas de como atrair e melhorar o relacionamento com clientes através da internet.

Exige agilidade nos processos de compra ou locação

A profissão do novo comprador de imóveis demanda uma grande parcela de sua rotina diária. Por isso, ele não pode perder seu tempo com processos de compra ou locação demorados e burocráticos. Num mundo veloz e interdependente, ele necessita de respostas rápidas e soluções que supram todas as suas necessidades. Nesse cenário extremamente complexo, as empresas necessitam mudar seus processos mecânicos para sistemas ‘vivos’ e adaptados.

Caso queira se aprofundar nesse assunto, preparamos um post sobre como otimizar o processo de locação com a tecnologia. Confira!

A partir da análise do atual ambiente de negócios, Gerd Leonhard, CEO da Future Agency, traçou algumas tendências que ele chama de ‘mandamentos da sociedade digital’: Não planeje para curto prazo. A lógica de ontem está condenada. Mobilize. Potencialize seu consumidor. Sustentabilidade já é padrão. A economia compartilhada já é real. O mundo é cada vez mais visual. Construa relações “win-win”.

E então, compreendeu o comportamento do atual cliente de imobiliárias? Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira contar alguma de suas experiência, faça um comentário abaixo!


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