Dicas para melhorar seu networking no mercado imobiliário

Dicas para melhorar seu networking no mercado imobiliário

O termo networking vem sendo cada vez mais utilizado no mercado de trabalho e se refere ao desenvolvimento de um relacionamento, pessoal ou profissional, com determinadas pessoas com as quais você já teve uma espécie de vínculo.

Profissionais imobiliários costumam apresentar habilidade na interação com outras pessoas, mantendo bons relacionamentos em diversos locais. Saber relacionar-se tanto com clientes quanto com outros profissionais do ramo é, nos dias de hoje, essencial para a atuação no mercado imobiliário, uma vez que possibilita novas oportunidades de negócios e parcerias comerciais.

Confira algumas dicas para melhorar seu networking no mercado imobiliário!

1. Esteja atento às oportunidades

É importante que o corretor de imóveis esteja atento às oportunidades de conhecer novas pessoas, que podem muitas vezes ocorrer em situações não relacionadas ao ambiente de trabalho. Leve sempre com você um cartão de visita, já que nunca sabemos quem vamos encontrar pelo caminho, e procure não criar julgamentos precipitados com relação às pessoas.

Aproveite as oportunidades de troca de experiências para ampliar sua rede de contatos.

2. Liste e categorize seus contatos

Organizar uma lista de contatos é uma tarefa simples, porém, um pouco trabalhosa. Crie uma planilha no programa que desejar e procure categorizá-la de forma a facilitar a busca. É importante listar as principais informações, como nome, bairro, telefone, e-mail, profissão e demais observações que considerar pertinente.

Procure criar categorias que permitam localizar facilmente o contato nessa planilha, bem como recordar onde você conheceu essa pessoa, que tipo de relação manteve com ela, etc.

Para ir um passo além, utilize um software CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente). Através dele, você terá um controle muito maior na gestão dos contatos, podendo segmentá-los conforme perfil, saber em que estágio eles estão no funil de vendas, criar atividades manter o relacionamento, dentre outras funcionalidades. Alguns exemplos de softwares CRM voltados para o setor imobiliário são: Vista, ValueGaia, Simbo e Aloh.In.

3. Defina estratégias de relacionamento

A criação de vínculos depende de uma estratégia de aproximação ou de reaproximação, que depende do contato. Assim, para cada indivíduo da lista, é importante saber quais os meios de comunicação mais adequados a serem utilizados para o contato.

Procure meios pelos quais você possa divulgar seu trabalho para aquela pessoa e mantê-la atualizada na sua rede. As formas de contato são as mais diversas: cartão de visita virtual, e-mails de marketing, redes sociais, compartilhamento de artigos relevantes, almoços ou outros compromissos presenciais e até mesmo happy hours!

4. Realize indicações

Indicar profissionais que você mantém em sua lista de contatos é uma forma de fortalecer laços e relações profissionais.

Assim, indique para seus clientes pessoas que fazem parte do seu networking e avise-os da indicação: será uma forma de também ser lembrado caso alguém precise de um profissional da sua área.

5. Participe de palestras e eventos

Além de serem ótimas oportunidades para atualizar-se sobre o mercado, palestras, eventos e congressos são locais de encontro de profissionais, onde você pode conhecer novas pessoas e ampliar a sua rede de contatos. Mais uma vez, esteja sempre com um cartão de visitas à mão.

Confira o calendário dos principais eventos do setor imobiliário:

6. Use redes sociais para negócios

Redes sociais específicas para negócios, como o LinkedIn, apresentam diversas grandes empresas imobiliárias em busca de profissionais para o seu time. Assim, é essencial manter seu perfil atualizado com o máximo de dados possíveis e ser participativo na rede, estabelecendo conexões e compartilhando informações. Torne o LinkedIn parte da sua rotina, de forma que você esteja visível para outros profissionais e ganhe destaque.

A prática do networking é uma ferramenta para o seu desempenho no mercado. Procure, assim, selecionar as pessoas com quem pode realizar boas parcerias e encontre oportunidades de fortalecer estas relações.

Que tal saber mais sobre o posicionamento de imobiliárias nas redes sociais? Leia sobre o assunto neste post.

 E você, como organiza seu networking profissional? Compartilhe suas experiências nos comentários.