Hoje em dia, a internet disponibiliza os mais diversos canais de comunicação, possibilitando uma maior conexão entre empresas e clientes. Esse relacionamento é essencial para profissionais do mercado imobiliário, sendo cada vez mais comum que imobiliárias criem e mantenham perfis no Facebook, no Twitter, no YouTube, etc.
As mídias sociais são ótimas formas de estabelecer laços de confiança com clientes e promover seu marketing por meio das conexões entre amigos. Mas, para aproveitar esses meios, é importante identificar as oportunidades e estar atento a algumas questões. Confira nossas dicas para uma boa utilização das mídias sociais na sua imobiliária.
1. Defina o seu posicionamento
Antes de criar um perfil em qualquer mídia social, é essencial definir o que sua empresa espera desse meio e qual rede é a mais adequada. A utilização de mídias sociais vai muito além da venda e locação de imóveis, permitindo-lhe fortalecer sua marca, estreitar a relação com seus clientes e tornar-se referência no mercado, utilizando as relações com parceiros e pessoas que admiram o seu trabalho.
Existem 3 erros comuns que vemos no uso das redes sociais por empresas:
Erro 1: Ter um perfil abandonado e sem utilidade;
Erro 2: Postar com muita frequência;
Erro 3: Postar informações de baixa relevância.
Falaremos sobre como evitar esses problemas logo adiante. Continue lendo.
2. Produza conteúdos de qualidade
Os conteúdos apresentados pela sua imobiliária nas mídias sociais devem tornar a página interessante e envolvente para os usuários. Assim, é essencial que o conteúdo não seja relacionado apenas à sua listagem de imóveis, mas que apresente imagens e textos que possibilitem uma maior conexão com o público.
Uma boa dica é apresentar a sua área de atuação: promova os espaços onde estão localizados os seus imóveis por meio de fotos, curiosidades e eventos culturais. Outro tipo de conteúdo interessante para quem visita páginas de imobiliárias e corretores são dicas relacionadas a estilo de vida e decoração de novos imóveis. Procure sempre disponibilizar informações úteis e fuja da autopromoção constante, que pode significar um incômodo para o cliente.
Produzir conteúdos ricos e memoráveis é fundamental para adquirir a atenção do seu público e aumentar o engajamento. A oferta de informações atualmente é enorme e as pessoas tendem a filtrar cada vez mais aquilo que consomem, portanto quem não gera valor, fica para trás.
3. Deixe sua vida pessoal de fora
Determinados conteúdos, como fotos de viagens, happy hours ou outros eventos pessoais, não são apropriados para a página da sua imobiliária. Deixe as questões particulares para o seu perfil pessoal e mantenha o foco da página do seu negócio em assuntos que despertem maior interesse por parte do público-alvo.
4. Interaja com seus clientes
O monitoramento do que está acontecendo no seu perfil é essencial para o sucesso da sua imobiliária nas mídias sociais. Esteja atento ao que está sendo dito por clientes e abra o diálogo para resolver possíveis problemas, antecipando o contato.
Além da comunicação direta, as mídias sociais oferecem outras formas de desenvolver essa relação. Concursos e promoções são ideais para que a página seja compartilhada entre amigos e divulgada nas redes. Alguns aplicativos do Facebook, como o Wishpond, além de serem fáceis de usar, permitem a criação de concursos e sorteios.
Você pode usar serviços como o Hootsuite ou Buffer para gerenciar seus perfis nas redes sociais. Agende as publicações, acompanhe comentários e saiba o que as pessoas estão falando sobre sua empresa.
5. Relacione-se com o mercado
Redes sociais como o LinkedIn possibilitam o contato com pessoas de influência no mercado imobiliário e possíveis parceiros de negócio. É interessante configurar um perfil social, apresentando um bom resumo e uma boa apresentação do profissional, bem como uma página da empresa. Manter-se ativo e participativo, entrando em grupos e se conectando com diferentes pessoas, garantirá o seu sucesso no LinkedIn.
6. Dê visibilidade aos seus canais
Uma página nas redes sociais deve ser divulgada para que seus objetivos sejam bem-sucedidos. Assim, apresente seus endereços no site da imobiliária, no seu cartão de visita, em folders, e-mails e slides de palestras. Divulgue também o conteúdo apresentado em uma rede social por meio de outra. Um post no Facebook pode, por exemplo, fazer referência a um texto do blog da imobiliária, ou um tweet pode apresentar o link para um vídeo do seu canal do YouTube.
Experimente também postar em horários diferentes para ampliar a possibilidade de mais pessoas verem o conteúdo. Outra opção é promover os posts mais relevantes através das plataformas de anúncios, tais como Facebook Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e Instagram Ads. Neste caso, é importante segmentar o público-alvo da campanha, escolhendo com critério o perfil das pessoas que o anúncio deverá ser direcionado.
7. Analise os resultados e ajuste
Acompanhar os indicadores corretos é fundamental para entender o retorno que as mídias sociais estão proporcionando. O número de visualizações e curtidas não necessariamente são bons parâmetros para saber se o resultado é positivo. Afinal, de nada adianta ter milhares de seguidores caso não haja interação e, principalmente, conversões, certo?
Utilize ferramentas como o Google Analytics para verificar a origem dos acessos em seu site e o comportamento dos visitantes. O Facebook Ads, por exemplo, oferece um recurso para identificar o número de pessoas que clicaram no anúncio e que realizaram determinada ação em seu site, como por exemplo, solicitar maiores informações sobre o imóvel.
Existem inúmeras técnicas e dicas para a utilização de mídias sociais no mercado imobiliário, muitas específicas para cada uma delas, dependendo da forma como funcionam. O mais importante é estar atento aos seus clientes e utilizar corretamente os recursos oferecidos. É essencial, em qualquer tipo de mídia social, procurar formas de estreitar esse relacionamento, mais que simplesmente vender produtos e serviços da sua empresa.
Lembre-se: mídias sociais por si só não bastam. É preciso investir em outras formas para aumentar a presença de sua empresa na internet. Veja nosso post sobre o marketing digital aplicado ao ramo imobiliário que explica um pouco mais sobre o assunto.
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