controles-de-produtividade

Controle de produtividade em equipes imobiliárias

Cada vez mais organizações vêm entendendo o capital humano como um grande patrimônio e investindo em sua valorização. Isto através de avaliações de desempenho, feedback e incentivos ao crescimento profissional. No mercado imobiliário, não poderia ser diferente. Com metas e objetivos bem definidos em seu planejamento estratégico, é fundamental que as imobiliárias sejam capazes de alcançar o controle de produtividade, avaliar o desempenho individual de cada corretor e a performance da equipe como um todo para alcançá-los.

A produtividade é, assim, um fator importante a ser controlado, indicando a eficiência com que os processos são realizados e permitindo identificar possíveis problemas. Mas como controlar a produtividade de uma equipe imobiliária? Quais métodos e indicadores podem ser utilizados? Confira alguns mecanismos.

Controle de produtividade: A importância de um bom gerenciamento

O controle das demandas e a organização de suas atividades são peças-chave para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Isto é, uma equipe capaz de desenvolver suas tarefas com qualidade e eficiência. Para isso, é fundamental que a liderança desse time seja capaz de planejar as atividades desenvolvidas, acompanhar sua execução e avaliá-las ao término do processo.

O controle de produtividade está, portanto, relacionado a três fatores fundamentais: planejamento, execução e avaliação.

Planejamento

O planejamento de uma imobiliária oferece as bases para a atuação de cada corretor e direciona as tarefas de forma assertiva, considerando as competências individuais e especialidades de cada um. Bem como, também, as tarefas em andamento e a disponibilidade dos profissionais.

Não esqueça de trabalhar bem o alinhamento com a equipe. Aqui mesmo no Blog VistoriaSimples já tratamos como relacionar com sua equipe, para que ela entenda o objetivo a ser alcançado. Reveja este post, clicando aqui.

Execução

Acompanhar os processos executados por sua equipe é tarefa da gestão de uma imobiliária. Como exemplos, venda ou locação de um imóvel desde a captação de clientes até o fechamento do negócio. Esse acompanhamento permite controlar as tarefas e demandas de cada corretor e direcioná-los para uma finalização eficiente.

Se você deseja apoiar sua equipe a ser mais autônoma e eficiente na entrega de metas, compartilhe esse post. Ele trata do autogerenciamento e das táticas para entregar metas.

Avaliação

As avaliações de desempenho e feedback vêm ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Essa prática permite avaliar os resultados de cada corretor e ponderá-los visando o aprimoramento do trabalho, o desenvolvimento do profissional e a potencialização dos resultados.

Crie alternativas para que sua equipe possa compartilhar os resultados, até para sua devida avaliação. Crie alternativas como: painéis de gestão à vista, reuniões periódicas ou planilhas compartilhadas. Teste e identifique a opção que tiver mais aderência a equipe.

Como avaliar a produtividade do profissional imobiliário?

A conduta de controle de produtividade de cada um dos profissionais contribui para aperfeiçoar suas ações estratégicas e processos. Possibilita, inclusive, alinhar condutas, comportamentos e fazer com que todos caminhem na direção dos objetivos estipulados no planejamento estratégico.

A produtividade individual de cada corretor de imóveis costuma ser analisada por meio de indicadores como o seu nível de comissão e o número de imóveis negociados por mês. Além disso, dados como: o número de clientes que realizam um contato, mas não consolidam a transação; ou as taxas de conversão de leads em clientes efetivos podem funcionar como base para uma avaliação de produtividade. É importante que esses indicadores sejam analisados de forma comparativa, tendo como parâmetro os objetivos estabelecidos no planejamento.

Controle de produtividade: A tecnologia como aliada

Cada vez mais a tecnologia vem ganhando espaço no mercado imobiliário não somente para a comercialização de imóveis mas também para a gestão da organização. Nesse sentido, os softwares de gestão para imobiliárias contribuem para o gerenciamento das questões financeiras, de clientes e parcerias e da produtividade dos corretores de imóveis que compõem a equipe.

VistoriaSimples: aumento real de produtividade nas vistorias

O VistoriaSimples é uma solução para imobiliárias e corretores de imóveis que permite, por meio da tecnologia e do uso de dispositivos móveis, tornar os processos de vistoria de entrada e de saída mais rápidos, fáceis e organizados. O sistema integra os diferentes requisitos necessários para um relatório de vistoria completo e detalhado. Conheça mais!

E você, como controla a produtividade dos corretores na sua imobiliária? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Posts relacionados