reducao-de-custos

Processos como ferramenta de redução de custos em imobiliárias

Diante de eventuais dificuldades econômicas e da competitividade do mercado imobiliário no país é cada vez mais clara a necessidade das empresas de destacar-se por meio de melhorias contínuas e redução de custos. O desafio aqui consiste em produzir mais, com a mesma equipe, e oferecer aos clientes serviços cada vez melhores. Isso sem aumentar os gastos, pelo contrário, objetivando a redução de custos em imobiliárias.

Um funcionário que passa parte do seu dia de trabalho desenvolvendo atividades que não estão alinhadas com os objetivos da empresa resulta em perda de produtividade e aumento dos custos. A otimização dos processos é, assim, fundamental para reduzir o tempo de realização das tarefas e economizar recursos. Além de eliminar erros, evitando a necessidade de retrabalho e garantindo melhores resultados. Mas como realizá-la? Entenda melhor como utilizar as ferramentas certas para redução de custos em imobiliárias.

Mapeamento dos processos

A coleta de dados relacionados aos diferentes processos da imobiliária e a forma como eles são desenvolvidos pela equipe permite perceber os desdobramentos de cada uma das atividades realizadas e identificar melhorias. Por isso, é fundamental conhecer a estrutura de funcionamento da imobiliária e as etapas de trabalho da equipe, identificando possíveis gargalos.

O mapeamento dos processos, como já destacamos aqui no Blog VistoriaSimples, envolve informações como objetivos, membros da equipe, entradas e saídas e limites. A coleta desses dados envolve, além do entendimento processual, paciência e tempo, mas permite identificar estratégias que não vêm gerando resultados e etapas que poderiam ser otimizadas por meio de ações como o treinamento da equipe ou o investimento em tecnologia. A tecnologia pode ser uma importante aliada na redução de custos em imobiliárias.

Sinergia da equipe

Problemas como a insatisfação dos clientes, as falhas de comunicação interna e a perda de oportunidades de negociação podem estar relacionados à falta de padronização dos processos. A implementação de mudanças nesses processos, com base em um mapeamento estruturado e na avaliação crítica de suas etapas, consiste em um processo delicado e exige a participação e colaboração de todos os profissionais da imobiliária.

É possível adotar ferramentas para integrar todos os processos, facilitando a comunicação e gestão. Os treinamentos também são importantes, garantindo que os diferentes profissionais sejam capazes de realizar os processos com eficiência e conhecimento. Se estas revisões de processo acarretarem também revisões de metas, atenção. Esteja ciente da importância do devido alinhamento com equipe, para que compreendam essas mudanças. Aqui mesmo no Blog VistoriaSimples já tratamos como trabalhar o entendimento dos objetivos a serem alcançados, reveja aqui.

Controle de pequenos gastos

Gastos relacionados à utilização de material de escritório ou às contas da imobiliária também podem ser reduzidos por meio da otimização dos processos internos. Esses gastos são muitas vezes considerados irrelevantes, mas acabam por impactar a situação financeira do negócio. Possuem relação direta com a possibilidade de redução de custos em imobiliárias, mesmo que não pareçam gastos relevantes.

É importante, assim, definir condutas e conscientizar funcionários com relação ao uso indevido ou excessivo de materiais de escritório. Também a conta de energia elétrica pode ser reduzida estabelecendo uma política de utilização de recursos bem definida. Por que não incentivar os funcionários a controlar o número de lâmpadas acesas ou de computadores ligados?

Uso da tecnologia como redução de custos em imobiliárias

O desenvolvimento da tecnologia vem contribuindo, e muito, para a eficácia dos processos no mercado imobiliário. Os softwares de gestão especializados são excelentes ferramentas para a obtenção de dados mais precisos com maior agilidade. Eles permitem uma visão mais ampla do negócio e integram os diferentes setores da imobiliária. Essas soluções permitem avaliar melhor os erros que vêm sendo cometidos, identificando também formas de evitá-los.

Além disso, cada vez mais ferramentas voltadas para a otimização de processos específicos surgem no mercado imobiliário. Você já avaliou, por exemplo, o tempo e os custos relacionados à realização dos processos de vistoria na sua imobiliária? Dentre as razões para realizar essa avaliação, pode-se citar a significativa parcela do tempo e do orçamento da empresa consumidos pelo processo.

O VistoriaSimples é um aplicativo que permite a realização de vistorias de forma eficiente, simples, rápida e organizada. Evitam-se assim erros, retrabalho e garante-se a produtividade da sua equipe de corretores de imóveis. Por meio dessa ferramenta, são gerados automaticamente relatórios de vistoria de entrada e saída detalhados e completos.  O processo torna-se mais profissional e prático para a imobiliária. Alcance a redução de até 50% nos custos dos processos de vistoria!

Como você vem otimizando os processos da sua imobiliária? Quais foram os impactos dessa otimização nos seus resultados? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Posts relacionados