Vantagens da tecnologia no mercado imobiliário

Vantagens da tecnologia no mercado imobiliário

Prancheta, câmera, papel e caneta. Até mesmo aqueles profissionais que preferem estes clássicos instrumentos de trabalho sabem que as novas tecnologias geram muito mais resultados. Com elas, é possível vistoriar imóveis, digitalizar relatórios, fechar negócios, divulgar serviços e atualizar dados em qualquer hora e lugar, bastando apenas alguns toques ou cliques.

Assim, aquelas horas em que corretores e vistoriadores perdem dentro do carro durante um engarrafamento ou  aguardando por uma visita passam a ser momentos de baixa produtividade. Com as novas ferramentas e aplicativos, os processos da empresa são otimizados e os clientes passam a receber respostas mais rápidas, aumentando, assim, as vendas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o uso da tecnologia no mercado imobiliário? Continue lendo!

As ferramentas mais utilizadas mundialmente

Com as ferramentas tecnológicas, o contato entre gestores, clientes, parceiros e funcionários não é mais limitado por barreiras geográficas, já que todos podem estar em constante interação a qualquer hora e lugar por meio de desktops ou dispositivos móveis. Listamos abaixo seis delas:

1. WhatsApp: este aplicativo de mensagens é um ótimo recurso para a empresa tirar dúvidas de seus clientes, enviar-lhes fotos e vídeos do imóvel e manter contato para agendar visitas;

2. Skype: uma ferramenta incrível de comunicação que pode evitar gastos com viagens e maximizar o tempo da equipe. Entre as suas principais funcionalidades, destaca-se a chamada por vídeos, que pode ser usada para fazer reuniões em grupo com clientes para apresentar-lhes imóveis ou com funcionários para promover treinamentos;

3. Facebook: um importante canal para a organização interagir com o seu público. Nele, podem ser postadas publicações diárias, notícias do mercado, informes, datas comemorativas e banners para a divulgação de imóveis. Essa rede social gera ótimos resultados, que vão desde a captação de novos contatos até a fidelização de clientes;

4. Slack: este aplicativo unifica todos os serviços de comunicação interna de uma empresa, tais como e-mail, mensagens instantâneas e armazenamento, além de muitos outros;

5. Dropbox: é um serviço gratuito que oferece o armazenamento de arquivos na cloud computing, como fotos, vídeos e documentos dos imóveis. Com ele, pode-se criar pastas com esses arquivos, que podem ser compartilhados e acessados remotamente por toda a equipe;

6. Trello: um organizador de tarefas bastante dinâmico e funcional. Ele oferece total controle sobre as atividades da empresa, que podem ser divididas em quadros, tornando a visualização, acompanhamento e a atualização delas muito mais fácil.

As tecnologias projetadas para o nicho imobiliário

Muitos setores do mercado já são, há muito tempo, agraciados pelas tecnologias projetadas, que atendem seus maiores desejos e necessidades. E o nicho imobiliário é um deles. Hoje, muitas empresas já utilizam ferramentas específicas para atrair e fidelizar clientes, bem como para aumentar a produtividade de sua equipe. Vamos conhecer mais sobre elas?

1. Realidade aumentada: esta é definida como a sobreposição de objetos virtuais em 3D, que permitem a visualização do empreendimento em tamanho real, mesmo sem ter um único tijolo assentado no terreno. Mas para dar vida à realidade aumentada, a empresa precisa instalar uma sinalização no local, que costuma ser um código 2D. Por meio de um aplicativo, os clientes podem ver na tela de seus smartphones e tablets como ficará o empreendimento, bastando apenas que apontem a câmera do dispositivo para a marcação;

2. Tour Virtual 360º: é uma ferramenta que oferece ao usuário a possibilidade de percorrer todo o imóvel num único ambiente interativo. Ao invés de visualizar algo pré-definido, como um vídeo ou fotografia, ele consegue conhecer a extensão do imóvel, da esquerda para a direta e de cima para baixo. E ao ser integrada com o Google Maps, ela também oferece um passeio pela planta baixa ou a visualização no mapa com a localização do imóvel.

3. Apps para corretores e vistoriadores: foram criados com base nas demandas do mercado imobiliário e nas potencialidades dos dispositivos móveis, visando preservar o tempo e facilitar as atividades desempenhadas por estes profissionais e aumentar a sua produtividade. Com eles, os processos de vistoria, locação e venda de imóveis de tornam-se mais ágeis e organizados, otimizando assim o tempo de ocupação e desocupação dos empreendimentos das imobiliárias. Além disso, os aplicativos de vistoria evitam a geração de conflitos por meio da entrega de relatórios completos e da redução dos processos como um todo. No caso dos aplicativos para corretores, todo o portfolio da imobiliária fica na palma das mãos, o que proporciona um melhor atendimento aos clientes.

Conheça mais sobre a solução VistoriaSimples, dois aplicativos que podem agilizar, organizar e simplificar o processo de vistorias imobiliárias.

A importância da capacitação da equipe

Para garantir o êxito na implantação da nova ferramenta na empresa, o gerente deve promover treinamentos específicos para capacitar a sua equipe. Os conteúdos ministrados num programa de capacitação devem estar associados ao uso das inovações tecnológicas e aplicações móveis e suas potencialidades nas atividades imobiliárias, que devem ser usadas e exploradas corretamente pelos funcionários para que haja uma elevação de sua produtividade.

O programa também deve oferecer um apoio antes, durante e depois do treinamento, para que todas as dúvidas relacionadas ao funcionamento da ferramenta sejam sanadas. Caso contrário, a falta de conhecimento pode acarretar o seu mau uso, que resulta num menor desempenho das atividades que a equipe executa, maior número de problemas e prejuízos diversos para a organização.

E você, o que acha dessas tecnologias que estão sendo utilizadas no mercado imobiliário? Já faz uso de algumas delas? Conte como foi sua experiência ou deixe suas dúvidas nos comentários. E caso queira receber posts como esse diretamente no seu e-mail, basta cadastrar seu endereço eletrônico logo abaixo!


Esperamos que estas dicas ajudem a reduzir conflitos com clientes e melhorar ainda mais o atendimento de sua imobiliária.

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