mercado de seguros e imobiliário

Parceria de sucesso: mercado de seguros imobiliários

A crise econômica brasileira vem influenciando negativamente o mercado imobiliário com o aumento dos juros de financiamento e das restrições de crédito por parte dos bancos. A alta da inflação, o desemprego e a instabilidade política do país prejudicam ainda mais a compra e venda de imóveis, bem como o mercado de aluguéis. Mesmo diante desse cenário, as estatísticas apontam para o crescimento do mercado de seguros imobiliários em 9% até o final de 2016, incentivando imobiliárias e corretores de imóveis a assumir parcerias com as empresas seguradores.

Segundo o Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), 18% dos contratos de locação fechados em São Paulo apresentam seguro-fiança como garantia. Muitas imobiliárias estão buscando parcerias com seguradoras para obter uma nova fonte de receitas por meio dos seguros imobiliários. Confira mais informações sobre como essa parceria, do mercado de seguros e mercado imobiliário, pode contribuir para o trabalho do corretor de imóveis:

Crescimento do mercado de seguros imobiliários

Segundo avaliação do Sincor-SP (sindicato dos corretores de seguro), apesar de perder com a queda do PIB brasileiro em 2016, o mercado de seguros ganhará, em termos nominais, pelo aumento da inflação. De acordo com especialistas, as dificuldades relacionadas à aquisição de bens imobiliários fazem com que as pessoas procurem formas de garantir o patrimônio contra eventos involuntários que possam causar prejuízos. Cabe, assim, às imobiliárias e corretores, apresentar a seus clientes os diferentes serviços disponíveis, informando-os com segurança sobre os diferenciais entre um seguro e outro.

Seguro residencial

O seguro residencial básico cobre os riscos de incêndio, queda de raios e explosão, mas existem outros tipos de cobertura que podem ser escolhidos pelo consumidor: contra desmoronamentos, vendavais, chuvas de granizo, impacto de veículos, danos elétricos, entre outros. Os seguros residenciais podem também ser contratados para casa de veraneio e imóveis desocupados, apresentando valores calculados com base no valor de reconstrução do imóvel, ou seja, o custo anual depende do padrão da residência.

Seguro condominial

O seguro condomínio é obrigatório e deve cobrir todos os danos passíveis de atingir a estrutura do prédio, tanto nas unidades habitacionais quanto nas áreas comuns. A obrigatoriedade do seguro condomínio serve para condomínios verticais e horizontais, residenciais, comerciais, de escritórios, etc.

Os seguros voltados à locação de imóveis também são modalidades que aproximam o mercado de seguros e mercado imobiliário.

Tipos de garantias locatícias

O locador tem direito de exigir uma garantia contra os riscos de prejuízos ao longo da locação do imóvel. As principais garantias do mercado imobiliário no contrato de locação são a fiança locatícia, caução ou o seguro fiança.

Fiança locatícia: é hoje a modalidade mais adotada do mercado imobiliário brasileiro, consiste na garantia pessoal e acessória de terceiros em contrato de locação. Assim, uma pessoa (fiador) garante cumprir, perante o credor, uma obrigação assumida pelo locatário.

Caução: pode se dar em bens móveis ou imóveis, em moeda corrente, títulos ou ações. A caução em dinheiro não pode ultrapassar o valor equivalente a três meses de aluguel.

Seguro fiança: esse serviço é oferecido pelas companhias de seguro e pode ser contratado pelo locatário, que tem sua situação cadastral analisada. Essa opção vem crescendo no mercado imobiliário por ser mais segura para o locador e mais cômoda para o usuário.

CredPago: a CredPago é uma nova opção para garantir contratos de locação que está ganhando bastante destaque no mercado imobiliário. Consiste no uso do cartão de crédito do inquilino e de um garantidor (amigo ou familiar) e pode ser contratada de forma online, onde em poucos minutos o inquilino é aprovado e o imóvel liberado para locação, tendo os pagamentos garantidos pela CredPago.

banner_manual


É essencial que o corretor de imóveis esteja atento às oportunidades que existem no mercado de seguros imobiliários para conhecer as diferentes opções de seguros para compra e locação de imóveis, de forma a não somente ampliar suas negociações, mas oferecer a seus clientes opções confiáveis e de acordo com suas necessidades.

A empresa FiadorWeb possui soluções específicas para o mercado imobiliário, oferecendo opções para garantia locatícia (seguro fiança e título de capitalização), seguro residencial (contra incêndio e outros riscos) e também o prestamista, que garante a quitação de dívidas em caso de imprevistos.

Você já conhecia os principais tipos de garantias e seguros imobiliários? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Posts relacionados