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Como planejar bons treinamentos para corretores de imóveis

Não importa se a imobiliária tem cinco ou cem corretores: ela precisa capacitá-los por meio de treinamentos. Isso porque, ao passar por programas de capacitação constantes, a equipe acaba desenvolvendo novas habilidades e competências. Estes certamente os ajudarão a conquistar mais clientes e fechar mais negócios – além de ser um ótimo acréscimo no currículo. Treinamentos para corretores de imóveis serão benéficos também para a empresa, pois otimizarão os alcances de metas e seu faturamento.

É por isso que cada vez mais imobiliárias vêem os treinamentos não simplesmente como uma despesa, mas como um investimento, algo extremamente vantajoso. O retorno sobre o investimento (ROI) da aprendizagem é sempre garantido – desde que promovida da maneira certa. Justamente por conta de toda essa importância dos treinamentos vamos falar no post de hoje sobre como realizá-los de forma eficaz. Confira:

4 passos para planejar treinamentos para corretores de imóveis

1. Identifique as necessidades da equipe e da empresa

Por que exatamente o treinamento será promovido? Ao saber disso, o gestor poderá planejar um treinamento mais específico, focado nas reais necessidades da equipe e da empresa.

Eles podem ser, por exemplo, melhorar a forma como os corretores abordam os clientes ou aperfeiçoar as técnicas de negociação que eles utilizam. Já os pontos de melhoria refletidos na empresa seriam aumentar a carteira de clientes e alavancar o faturamento.

Para apoiar nos treinamentos relacionados a atendimento, temos um post aqui que pode ajudar a construir a abordagem. São dicas para melhorar o processo de atendimento.

2. Escolha a forma como o treinamento será aplicado

A forma como os treinamentos para corretores de imóveis serão aplicados deve ser escolhida como muito cuidado, pois ela deverá engajar a equipe e atender a todas as suas necessidades de aprendizagem.

O recomendável é não promover treinamentos tradicionais, que focam mais na teoria do que a prática e obrigam os vendedores a absorver um grande volume de informação. Seguem algumas formas de aplicação que podem motivar mais a equipe:

  • Palestras e conferências;
  • Aulas expositivas;
  • Seminários e workshops;
  • Discussões em pequenos grupos;
  • Jogos simuladores e gamificação;
  • Aulas online;
  • Estudos de caso.

Todas essas formas de aplicação fogem do tradicional e podem interessar mais os corretores, o que melhorará os resultados do treinamento e ajudará a empresa a obter um maior ROI dessa iniciativa.

3. Planeje os detalhes do programa de capacitação

Depois de identificar as necessidades e escolher a forma de aplicação, chegou a hora de planejar os detalhes do treinamento, como:

  • O número de participantes;
  • O dia, a hora e local onde será realizado, dependendo da disponibilidade dos profissionais que irão participar;
  • A programação das atividades e definição do tempo de cada uma;
  • A divulgação do programa de treinamento para os participantes, por meio da intranet da imobiliária ou de e-mails, para que eles possam comparecer no dia estipulado.

4. Planeje como os resultados serão avaliados

Na hora do planejamento, também é importante estabelecer a forma como os resultados serão avaliados após a sua efetiva realização. Isso porque a promoção de treinamentos para corretores de imóveis gera custos para a empresa e também exige um determinado tempo dos profissionais.

Além disso, a análise dos resultados é importante para saber o que pode ser melhorado em treinamentos futuros e o que deu certo. Portanto, o gestor precisa saber, por meio de dados concretos, se ele realmente gerou resultados positivos para a imobiliária e se o investimento foi justificado.

Esses resultados podem ser avaliados, por exemplo, com base no número de clientes conquistados ou negócios fechados nos períodos posteriores ao treinamento. Mas é importante ter em mente que, na maioria das vezes, os treinamentos não geram resultados a curtíssimo prazo. Contudo, quando eles começarem a ser colhidos, o desempenho da imobiliária será elevado a outro patamar.

Conclusão

Se você seguir todos esses passos, conseguirá planejar treinamentos para corretores de imóveis eficazes. Lembre-se de que, sem capacitação, sua equipe dificilmente conseguirá atingir as metas do negócio. Isso por não estar atualizada com as tendências de vendas ou desalinhada aos objetivos da empresa. Portanto, o treinamento não deve ser visto como um custo adicional, mas com uma chave para o sucesso da empresa no mercado.

Agora que você já sabe como planejar os treinamentos de vendedores, aproveite para compreender como lidar com os diferentes perfis de profissionais! E não se esqueça de deixar as suas dúvidas ou experiências nos comentários!