Motivando a equipe imobiliária durante a crise

Motivando a equipe imobiliária durante a crise

2015 foi um ano difícil para empresas de diferentes setores. A crise econômica que toma conta do país reflete negativamente nas vendas, o que faz com que muitas organizações precisem diminuir seus quadros de funcionários. O clima em situações assim costuma ficar pesado, já que as pessoas precisam pagar mais caro por produtos básicos e ainda temem o desemprego.

Em momentos assim, manter os funcionários motivados é mais importante do que nunca. Vale lembrar que uma equipe desmotivada produz menos, o que pode prejudicar ainda mais as vendas do negócio. Para evitar que isso aconteça, é preciso mostrar que a empresa está apta a superar a fase de instabilidade econômica e que os colaboradores são essenciais para isso.

Como manter a equipe da sua imobiliária motivada durante a crise

Mantenha os seus funcionários a par dos planos da empresa

Em tempos assim, não há nada pior para um funcionário do que não saber o que está acontecendo. Isso leva às famosas conversas de corredor, algo que atrapalha a rotina da empresa. Conversas sobre possíveis demissões são fatores altamente desmotivadores. Para evitar isso, é preciso manter uma comunicação aberta com a equipe da imobiliária. Como a empresa está se organizando para contornar a crise? Que mudanças serão feitas? O ideal é fazer uma reunião com todos os funcionários e esclarecer todas as dúvidas.

Tenha atitude positiva

Se o dono da imobiliária começa a mostrar desânimo, falta de entusiasmo e conformismo, é natural que esses sentimentos contagiem o resto da equipe. Para fazer boas vendas, um corretor deve apresentar o comportamento contrário, certo? Por isso, é essencial que os líderes da empresa mantenham uma atitude positiva e apresentem soluções criativas para que a empresa não seja prejudicada pela situação instável da economia. Dessa maneira, eles serão uma boa influência para os outros colaboradores. É importante manter um clima leve, alegre e promissor na empresa, especialmente em tempos de crise.

Faça reuniões frequentes

Que tal fazer reuniões diárias, pela manhã, para que os funcionários comecem o dia motivados? Esse é um momento em que você pode compartilhar dicas e sugestões com a equipe, dar destaque aos corretores que realizaram vendas recentemente e inspirar os colaboradores. Essa é uma boa estratégia para aumentar o ânimo dos corretores e mostrar a eles que bons negócios são fechados todos os dias, mesmo em tempos de crise.

Engaje ainda mais o seu time

Funcionários engajados trabalham juntos pelo desenvolvimento da empresa. São colaboradores que trabalham mais felizes e geram resultados melhores para o negócio. Por esses motivos, investir no engajamento dos funcionários é ainda mais importante durante a crise.

Mostre à equipe que os colaboradores são valorizados pela empresa, reforce metas e deixe claro que o desenvolvimento da imobiliária reflete no crescimento dos profissionais que trabalham nela. Aposte em estratégias para que os seus corretores e demais funcionários vistam a camisa da empresa, isso é muito importante para que o negócio prospere, mesmo com a economia instável.

Aproxime a equipe e integre os processos da empresa, de forma que cada membro saiba quais são suas funções e a de seus colegas, ampliando assim, a sintonia entre as atividades da imobiliária. Se quiser se aprofundar neste tema, veja este post que preparamos: Equipe integrada: sucesso imobiliário!

Motivação sem disciplina?

Motivação apenas não basta! Esperar até ter vontade para fazer as coisas é um erro terrível que leva a um ciclo vicioso de procrastinação:

Farei isto mais tarde > Estou me sentindo improdutivo, talvez eu deva considerar começar essa tarefa. > Não estou disposto o suficiente para fazê-la bem. (repete)

Para desempenhar uma tarefa é preciso ter, acima de tudo, disciplina. Portanto, crie metas, defina planos de ação, estabeleça prazos e organize seu tempo. Deixe claro aquilo que você e sua equipe devem executar, buscando manter um bom alinhamento e comprometimento entre todos os envolvidos. A disciplina aliada à motivação aumenta radicalmente a produtividade e proporciona resultados mais rápidos e eficazes.

Quais são as suas estratégias para contornar a crise mantendo a equipe motivada? Compartilhe suas ideias nos comentários.

Receba nossos posts em seu email:

 


Posts relacionados