Como convencer clientes a alugar

Como convencer clientes a alugar imóveis

Em meio à crise imobiliária no Brasil, a venda de imóveis é dificultada pela grande oferta e baixa procura. Assim, é interessante para as imobiliárias investir na área de aluguel, evitando as dificuldades atuais para vendas, como já falamos no post “Como convencer proprietários a alugar seus imóveis“. O post anterior dá dicas de como mostrar aos proprietários as vantagens de alugar um imóvel no momento atual.

A dúvida sobre comprar ou alugar é comum entre os clientes do mercado imobiliário. A compra de um imóvel representa a realização de um sonho para muitas pessoas, e é comum a crença de que alugar, ao invés de comprar, significa perda de dinheiro. Entretanto, isso nem sempre é verdade.

Afim de sanar essas dúvidas, é importante que o profissional imobiliário conheça a situação do mercado e apresente as vantagens (e desvantagens) da locação de forma coerente. Confira algumas dicas sobre o assunto!

1. Taxas de financiamento

A maior das pessoas opta por financiar o imóvel pois dificilmente possuem reserva suficiente para comprar à vista. Entender as taxas de financiamento para a compra de um imóvel é essencial para que o profissional argumente a favor da locação. As taxas de juros médias em financiamentos são geralmente maiores que os valores do aluguel, ou seja, a questão a ser discutida com o cliente é: ao término do financiamento, é mais vantajoso possuir um imóvel ou economizar uma boa quantia em dinheiro? É interessante que a imobiliária apresente essas questões e procure desfazer os mitos sobre a compra da casa própria, como forma de incentivar a locação.

2. Cobranças mensais

As cobranças mensais das taxas de financiamento podem significar um aperto no orçamento do cliente. Para lidar com essa questão, é importante que o profissional imobiliário conheça o cliente, entenda suas necessidades e o tipo de investimento que deseja fazer. É importante mostrar também que, durante o financiamento, o imóvel pertence ao banco, ou seja, o comprador é um inquilino e as prestações mensais são o equivalente ao aluguel. Assim, caso o pagamento das taxas mensais não seja realizado corretamente, o banco poderá tomar o imóvel.

3. Após o financiamento

O sonho da casa própria faz com que muitos clientes vejam a compra como um investimento no seu futuro. Novamente, o profissional imobiliário deve estar atento às características do cliente, considerando o fato de que comprar um imóvel possa fazer parte dos planos desta pessoa; porém, é interessante deixar claro que, ao final do financiamento, o cliente terá um imóvel com anos de uso e provavelmente menos valorizado do que no momento de compra. Além disso, com a diferença entre os valores dos aluguéis e das taxas de financiamento, um planejamento financeiro pode permitir que ele compre um imóvel novo com o dinheiro economizado.

4. Compra à vista

Caso o cliente tenha condições de comprar o imóvel à vista, essa opção permite negociação de melhores descontos e, principalmente, não implica em pagamento de juros presentes no financiamento. Porém, o investimento na compra de um imóvel pode não ser tão rentável quanto outros tipos de investimentos.

O IVG-R (Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados) mostra que nos últimos 15 anos a valorização média dos imóveis foi inferior a 8% ao ano e a tendência é que este índice continue baixo nos próximos anos. Por outro lado, existem aplicações financeiras de baixo risco, como títulos públicos, que podem render cerca de 12% ao ano.

Sendo assim, o cliente poderia, por exemplo, aplicar seu dinheiro, pagar o aluguel com a rentabilidade obtida e ainda reinvestir o dinheiro que sobrar.

5. Vantagens de alugar via imobiliária

O aluguel por meio de uma imobiliária possui diversas vantagens para locadores e locatários. Uma das vantagens é a adequação do valor de aluguel em relação aos padrões de mercado, tornando-o mais atrativo e facilitando sua ocupação.

Outra grande vantagem para o proprietário é a rapidez na concretização da locação, visto que as imobiliárias possuem um plano de marketing e uma divulgação focada, utilizando diferentes meios e canais para expor os imóveis, bem como profissionais capacitados para apresentar a oportunidade aos interessados.

Além disso, o inquilino também é favorecido. No processo de aluguel, a imobiliária oferece maior comodidade e segurança, por uma uma empresa devidamente regulamentada e qualificada para execução desta atividade. Em caso de manutenção do imóvel, o estabelecimento de uma relação comercial favorece a resolução de problemas sem que o contato com o proprietário seja abalado e com uma garantia maior de que o problema será resolvido, pois o relacionamento comercial facilita ações direcionadas ao PROCON ou até mesmo à Justiça.

6. Conclusão

Na situação econômica atual, o aluguel de um imóvel provavelmente apresenta mais vantagens financeiras do que a compra, seja ela à vista ou parcelada. Considerando o valor total do investimento, a compra à vista é mais interessante pois é possível negociar descontos e não envolve juros de financiamento. Porém, ainda assim, é possível economizar mais dinheiro pagando aluguel. Essas questões envolvem diversos mitos e mecanismos financeiros que devem ser entendidos pelo profissional imobiliário, a fim de esclarecer as vantagens da locação e convencer seus clientes. Confira aqui um cálculo comparativo e esteja atento às principais informações sobre o mercado.

Perdeu um cliente? Leia este post com dicas sobre como recuperar um cliente perdido.

Como sua imobiliária tem trabalhado para incentivar as locações? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Receba nossos posts em seu email:

 


Posts relacionados