Fatores mais importantes para a escolha do imóvel

6 fatores mais importantes para a escolha do imóvel

Saber o que contribui para valorizar um imóvel é algo essencial para quem trabalha com venda ou locação de propriedades. Só assim, os corretores da imobiliária podem captar imóveis de alta liquidez e oferecer o que há de melhor para os seus clientes. Afinal, é esse conhecimento que permite que o profissional passe informações úteis para quem está procurando uma residência para comprar ou alugar.

Você sabia que 56% do processo de decisão de imóvel é online? Conheça o novo perfil de quem compra ou aluga imóveis.

Garantir que o cliente da imobiliária tenha acesso a imóveis bem localizados, que ofereçam segurança e qualidade de vida é o segredo para ter consumidores satisfeitos e fidelizados. Para isso, é preciso considerar os seguintes fatores:

6 fatores que devem ser considerados na escolha de um imóvel

1. Custo

Qual é o custo do imóvel? Ele está de acordo com os preços encontrados no mercado? Para garantir a satisfação do cliente, é importante que os imóveis mostrados a ele tenham preços justos e competitivos. O valor da propriedade é, com certeza, um dos fatores considerados na hora de decidir se a compra será fechada ou não. O mesmo vale para quem busca alugar uma casa ou apartamento. Além do valor de venda ou aluguel do imóvel, é preciso avaliar outros gastos: como o condomínio e o IPTU.

2. Localização

A localização é um dos principais fatores para garantir que o cliente feche um bom negócio. O bairro está em crescimento? Então, é muito provável que a propriedade valorize nos próximos anos – ou seja, é um bom investimento. Além disso, regiões centralizadas – próximas a escolas, shoppings e centros comerciais – também costumam representar um bom negócio para o comprador ou locatário. É importante ter uma boa ideia do que o cliente procura, para ter certeza de que o local em que está a propriedade encaixa-se nessas necessidades.

3. Segurança

Todo mundo quer viver em um local que proporcione tranquilidade, certo? Por isso, a segurança é um fator que valoriza muito o imóvel. Bairros em que há assaltos frequentes e em que os moradores vivem preocupados com ações violentas não são uma boa opção para quem busca uma boa qualidade de vida. Já regiões em que as pessoas podem caminhar em paz pelas ruas, que apresentam baixas taxas de roubos e que contam com um bom sistema de segurança são ideais para quem busca uma residência que proporcione bem-estar e harmonia.

4. Estado de conservação

Quanto mais bem conservado está o imóvel, menos reparos serão necessários, portanto, melhor é o negócio. Imagine comprar uma propriedade que precisará de consertos no encanamento e renovação do sistema elétrico em pouco tempo? Se o novo comprador não está a par do estado de conservação da residência, isso será sinônimo de muita dor de cabeça e insatisfação com a compra realizada, certo? Por isso, é importante que a imobiliária faça uma boa análise da casa ou apartamento. Assim, os seus profissionais estarão aptos a oferecer informações transparentes e relevantes acerca da conservação do imóvel para os clientes.

5. Posição do sol

Um fator muito importante é a posição solar do imóvel. Quais são os períodos do dia em que há incidência solar na propriedade? Quanto mais iluminado é o imóvel, maior é o conforto dos moradores. Por outro lado, locais que recebem pouca luz do sol costumam ser mais úmidos, o que pode prejudicar a conservação do imóvel.

É também importante saber quais cômodos recebem luz solar e em quais horários do dia, visto que essas informações podem fazer diferença para os clientes.

6. Elementos de lazer

O que o bairro e o condomínio têm a oferecer para os moradores? Se o imóvel for um apartamento, é importante analisar se há piscina, playground, salão de festas, churrasqueira, elevador e área gourmet disponíveis. Outros itens que valorizam, tanto casas quanto apartamentos, são: o número de vagas cobertas na garagem, áreas verdes e parques nas proximidades.

Outros pontos importantes

Escolher uma casa ou apartamento é uma decisão bem importante. Por isso, independente de ser uma residência alugada ou comprada, há muitos fatores envolvidos na escolha. Além dos já citados, outros pontos costumam ser avaliados nessa hora:

  • A qualidade do material utilizado – quando o material utilizado é de qualidade e a obra bem feita, o comprador tem muito mais tranquilidade no futuro. As manutenções são mais fáceis e os revestimentos têm maior durabilidade: por isso, o imóvel vale mais.
  • Itens sustentáveis – elementos sustentáveis é um diferencial que agrega valor à propriedade. Uma cisterna, por exemplo, ajuda a armazenar água da chuva para que ela seja reaproveitada na lavagem de jardins. Placas solares são outra opção, pois podem ser usadas para gerar energia solar. Esses são itens que valorizam o imóvel, porque promovem o consumo consciente de recursos naturais. Veja mais sobre a sustentabilidade no mercado imobiliário neste post.
  • Decoração – itens usados na decoração do ambiente podem tanto valorizar quanto desvalorizar a propriedade. É preciso considerar que casas personalizadas com elementos fora do padrão de mercado valem menos. Pode ser necessário gastar com reformas, por exemplo. Além disso, o local pode ficar menos atraente para quem o visita e, se a procura pelo imóvel diminui, o seu valor também cai.
Conheça as particularidades dos diferentes tipos de imóveis neste post.

O que mais a sua imobiliária leva em consideração na hora de avaliar um bom imóvel para os seus clientes? Compartilhe a sua opinião sobre o assunto!

Receba nossos posts em seu email:

 


Posts relacionados