Como diferenciar os tipos de imóveis

Como diferenciar os tipos de imóveis

Diante das diferentes nomenclaturas utilizadas no mercado imobiliário, é comum que mesmo profissionais experientes não consigam identificar os fatores que diferenciam um imóvel do outro. No ramo imobiliário, entender as características de cada habitação e seu respectivo público é essencial.

Por que é importante saber diferenciar os tipos de imóveis?

Entender os diferentes tipos de imóveis disponíveis no mercado atual permite, além de compreender melhor o ramo, encontrar as ofertas que melhor atendem às necessidades de compra ou aluguel de cada cliente. A busca pelo imóvel ideal para um cliente depende de diferentes fatores relacionados às suas necessidades e exigências.

Assim, é muito importante, para vender ou alugar um imóvel, que o profissional saiba especificar suas características e direcioná-lo ao público adequado, apresentando suas vantagens e desvantagens, como maior ou menor espaço pessoal e de lazer, ou ainda a existência de taxas de condomínio. Confira, então, nossa lista dos diferentes tipos de imóveis:


Imóveis Residenciais

Casas

A casa é uma unidade de habitação que pode variar em sua complexidade, arquitetura, tamanho, número de andares, quantidade de cômodos etc. Podem estar localizadas dentro de condomínios fechados, apresentando taxas, ou em terrenos individuais.

Tipos de imóveis: Casa

Apartamento padrão

O apartamento é uma unidade de habitação que ocupa apenas uma parte do edifício e apresenta divisões internas bem definidas. São normalmente classificados pelo número de dormitórios que apresentam e podem também ser duplex ou triplex, apresentando, respectivamente, dois ou três andares.

 

Tipos de imóveis: Apartamento

Kitnet

A kitnet (ou quitinete) é um apartamento pequeno, com área variando geralmente entre 20 e 30m². A principal característica deste tipo de imóvel é que apresenta apenas um cômodo e banheiro, sendo que o cômodo integra as funções de quarto e cozinha.

Tipos de imóveis: Kitnet

Flats

São imóveis tipo apartamentos que apresentam a prestação de alguns serviços semelhantes aos de hotéis, como serviço de quarto, de alimentação, limpeza etc.

Tipos de imóveis: Flat

Vale a pena comprar flats para alugar? Saiba mais informações sobre esse tipo de imóvel neste post.

Coberturas

As coberturas são localizadas no último andar dos edifícios de apartamento e costumam apresentar facilidades de luxo que as diferenciam das demais unidades, como áreas de lazer externa com churrasqueiras e piscinas, por exemplo.

Tipos de imóveis: Cobertura

Mansões

As mansões são imóveis de luxo, que apresentam funções habitacionais muito além das necessidades básicas do morador.

Tipos de imóveis: Mansão

Casas de praia e de campo

Localizadas em cidades praianas ou no interior dos estados, costumam ser utilizadas nos períodos de férias ou em finais de semana e feriados. Assim, apresentam estrutura de lazer condizente com as características dos locais onde se encontram.

Tipos de imóveis: Casa de praia

Lofts

O termo Loft é utilizado para definir apartamentos amplos, sem divisórias, que geralmente apresentam pés-direitos altos e mezaninos.

Tipos de imóveis: Loft

 


Imóveis Comerciais

Lojas

O termo “Loja” normalmente se refere ao varejo, designando um local onde são vendidos produtos e/ou serviços. Apresentam normalmente um espaço de estoque de mercadorias e podem estar localizadas tanto em ruas e áreas comerciais, quanto em shoppings ou galerias.

Tipos de imóveis: Loja

Sala

Muito comum em edifícios comerciais, as salas são imóveis com estrutura simples, com um ambiente e banheiro, e são utilizados por profissionais dos mais diversos ramos, como escritórios, consultórios ou pontos de venda.

Tipos de imóveis: Sala

Depósitos

São edifícios comerciais simples destinados unicamente ao armazenamento de mercadorias. Por causa dessa característica, costumam estar localizados em locais de fácil acesso a estradas, rodovias ou portos, em áreas mais afastadas das grandes cidades.

Tipos de imóveis: Depósito

 

Cada um desses tipos de imóvel é direcionado para um público específico, de forma que ao realizar uma busca por imóveis, é essencial que o corretor imobiliário esteja atento às suas características. Assim, é possível apresentar ofertas personalizadas para seus clientes, otimizando o processo de venda e aluguel de imóveis.

E você, conhece essas nomenclaturas? Acrescentaria mais tipos de imóveis à lista? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Receba nossos posts em seu email:

 


Posts relacionados