Qual é o perfil do vistoriador ideal?

Qual é o perfil do vistoriador de imóveis ideal?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante estar pronto para novos desafios. Ainda mais quando se trata de um setor em crescimento – independente da crise econômica brasileira atual – e com tantas variáveis, como o mercado imobiliário.

Se você é um vistoriador de imóveis ou deseja ser, você gostará das dicas de como tornar seu trabalho ainda mais eficiente e produtivo! Confira neste post as principais atitudes que compõem o perfil do vistoriador de imóveis ideal.

Organização

Organização é um bom ponto de partida para qualquer coisa que vamos fazer em nossas vidas. Ela nos poupa tempo e demonstra maturidade e segurança. No caso de uma rotina tão atribulada quanto a de um vistoriador, organização é garantia de maior produtividade. Ser organizado também nos poupa de cansaços e do indesejado retrabalho. Portanto, organize-se para viver e trabalhar melhor.

Leia sobre a importância de cada colaborador na construção de equipes integradas neste post.

Pontualidade

Se você já é uma pessoa organizada, então naturalmente será uma pessoa pontual. Ela é uma grande aliada da sua organização, para dar conta de todas as vistorias e afazeres de sua agenda. Além disso, a pontualidade é uma grande prova de profissionalismo, o que costuma impressionar os clientes. Afinal, o tempo deles é tão importante quanto o seu. Portanto, preze pela pontualidade sempre!

Atenção aos detalhes!

Foi o famoso arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe que disse: “Deus está nos detalhes” e para um vistoriador o ditado encaixa-se perfeitamente, já que seu trabalho é basicamente observar meticulosamente cada detalhe de um imóvel para fazer a melhor avaliação possível.

Mesmo com uma agenda lotada, você não deve jamais deixar esse olhar atento de lado. Não se deixe pressionar pela rotina e faça a vistoria mais detalhada possível. Sua imobiliária e seus clientes agradecem.

Tecnologia

A Internet mudou (e segue mudando) a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo e com os outros. Como era de se esperar, isso afeta e causa efeitos também nos ramos produtivos. É difícil pensar que algum negócio ou empresa não aproveite as vantagens do mundo virtual. O mesmo serve para um vistoriador de imóveis.

Ignorar a interface virtual é alijar-se do mercado e, principalmente, afastar-se dos seus clientes. Portanto, esteja sempre conectado. É importante ter acesso à Internet, seja pelo celular ou por um tablet – ou pelos dois, porque a sua área de atuação não está mais limitada aos imóveis que você vistoria presencialmente.

Outra atitude essencial em uma vistoria é registrar e justificar o porquê de suas avaliações e apontamentos, além de elaborar um laudo completo! Experimente utilizar uma planilha para realizar vistorias com o tablet para acelerar o trabalho. Se desejar uma solução mais completa, existem ferramentas disponíveis no mercado, como o próprio VistoriaSimples, um aplicativo especialmente elaborado para auxiliar a vistoria de imóveis, reunindo fotos, descrições e a geração de um relatório detalhado.

Conhecimento técnico

Na relação direta com os clientes é importante mostrar-se seguro, conhecedor dos assuntos ligados ao seu ofício. Portanto, é importante estar familiarizado com todos os termos técnicos. Não derrape nas nomenclaturas. Além disso, é importante ter conhecimento das redes hidráulica e elétrica e saber avaliá-las.

Fale direta e objetivamente

Uma das coisas que mais espanta a clientela é o profissional mentiroso ou aquele que fala “pelos cotovelos”, contando vantagens e incomodando o cliente. Evite agir assim. Pode parecer que você está tentando enganar seu cliente e isso não é bom.

Então, se a vistoria não revelar coisas agradáveis, como a perda do valor do imóvel, necessidade de reformas ou outros problemas, fale de uma vez e ofereça soluções.

Capacite-se

Participe de seminários, debates, workshops, cursos e esteja sempre atualizado. Além disso, viaje e faça seu networking, isso irá gerar conhecimentos novos, troca de experiências e uma bela bagagem profissional.

Deseja aprofundar-se mais sobre o tema e saber um pouco mais sobre o perfil do vistoriador de imóveis ideal? Confira o guia 7 passos fundamentais para uma vistoria infalível:

eBook 7 passos fundamentais para uma vistoria infalível


Fique por dentro! Receba nossos posts por email:

Posts relacionados