Como melhorar o atendimento da imobiliária

Como melhorar o atendimento da imobiliária?

Um bom atendimento em uma imobiliária é peça essencial para que a experiência do cliente seja satisfatória. Além de isso garantir consumidores satisfeitos, a excelência no atendimento é capaz de transformar a imagem de uma empresa perante os profissionais do ramo e ajudam a divulgar os serviços da empresa. Entretanto, ainda que pareça simples, melhorar o atendimento da imobiliária exige comprometimento dos gestores.

Se você é um profissional do ramo e quer otimizar o atendimento na sua empresa, fique por dentro desse artigo. Vamos abordar as principais formas de você manter o melhor relacionamento com todos aqueles que buscarem seus serviços. Duvida? Veja agora!

Qualifique sua equipe

Os proprietários, os diretores e os gestores de uma imobiliária podem saber da importância de um bom atendimento, mas só a intenção da mudança não basta.

Para que sua equipe saiba como agir no relacionamento com os consumidores, é preciso que ela seja preparada e capacitada.

É primordial que a imobiliária ofereça qualificação profissional e promova eventos que mostrem aos colaboradores a importância da qualidade no atendimento.

Procure investir em treinamentos, palestras, dinâmicas e cursos para todos os profissionais que mantêm contato direto com o consumidor, dos recepcionistas aos corretores.

Desta forma, fica mais fácil que seus funcionários internalizem a importância do conhecimento e saibam exatamente como aplicar as metodologias no dia a dia do trabalho.

Pratique o atendimento humanizado

Embora a era digital facilite o atendimento ao cliente e o torne mais ágil, a rapidez também dificulta a pessoalidade no relacionamento entre a empresa o consumidor. Por conta disso, uma das principais dicas para atender com sucesso é praticar o atendimento humanizado.

Esse tipo de atendimento implica em uma relação de dedicação total ao problema do cliente, sem que ele seja mais um número e sem respostas prontas, mesmo que sejam as mesmas queixas.

Para colocá-lo em prática, o ideal é que os colaboradores dediquem-se a resolver os problemas e as insatisfações com proximidade, sem que pareçam robôs ou uma máquina de respostas decoradas.

A ideia é fazer o cliente se sentir especial, e não mais um entre tantos outros.

Amplie as formas de contato

O atendimento telefônico ainda é muito utilizado, no entanto, as pessoas hoje buscam resolver seus problemas o mais rápido possível. Para que isso seja facilitado, é comum que entrem em contato nos horários de folga e por meio dos smartphones, que estão sempre à mão.

Para ter um bom atendimento ao público, ofereça diversas formas de contato, como atendimento via WhatsApp, e-mail e chat incorporado ao site da imobiliária.

Certifique-se, também, de que todos os contatos feitos por sites de imóveis foram respondidos, evitando preferir clientes que foram diretamente até você.

Resolver os problemas dos clientes da forma como que eles quere e na hora em que estão disponíveis pode fazer toda a diferença na sua imagem e na sua reputação.

Além de disponibilizar diversas formas de contato, é essencial que sua equipe esteja preparada para utilizar esses meios de forma rápida e eficaz. Mais uma vez, a capacitação é a chave para o sucesso. Invista nela e colha os louros.

Esteja realmente disponível

Claro que todos nós estamos cheios de afazeres, ainda assim, isso não é desculpa para o desleixo e a falta de atenção no contato com seus consumidores.

Para garantir uma boa experiência do cliente, garanta que você e seus colaboradores estejam 100% disponíveis durante o contato.

Quando você deparar com uma pessoa procurando por apartamentos para alugar, por exemplo, pare tudo o que está fazendo e faça uma pesquisa completa, mostrando a ela as melhores opções dentro do que ela precisa.

Se for necessário, treine os funcionários para que não interrompam as ligações dos colegas e para que os atendentes não se dispersem com outras atividades durante o contato. Em resumo, é mostrar para o cliente que você o está ouvindo e que está disposto a responder e atender aos seus anseios, sem interrupções e com total disponibilidade.

Conheça seus produtos e serviços

Não adianta estar disposto a atender com qualidade e conhecer as técnicas de relacionamento com o consumidor se o atendente não conhecer a fundo os produtos e serviços que está vendendo.

Por isso, se você quer que a sua empresa seja referência em atendimento, esforce-se para que seus colaboradores tenham acesso às principais informações sobre a empresa.

É importante que os funcionários conheçam os procedimentos internos, a forma de trabalho, as garantias oferecidas pela imobiliária, os imóveis predominantes na cartela e outras particularidades.

Se sua imobiliária é especialista em casas para alugar, saiba tudo sobre o setor e tenha a certeza de que seus funcionários entendem de todos os trâmites de locação e conhece os detalhes da região.

Da mesma forma, é preciso investir em treinamentos e capacitações que garantam que seus funcionários são verdadeiros especialistas em mercado imobiliário, tanto em venda e locação como em financiamentos.

Invista no pós-venda

Um bom atendimento não termina com o telefone no gancho ou com a janela fechada do chat. Para ser excelente, é preciso acompanhar todo o processo do cliente, inclusive após a conclusão do negócio.

Para se certificar de que sua imobiliária é comprometida com quem utiliza seus serviços, não deixe de conferir se o negócio atendeu às necessidades do consumidor, tampouco se esquive de responder dúvidas, caso elas existam.

Investir em um atendimento eficiente no pós-venda é confiar no próprio trabalho. Se uma empresa “lava as mãos” após a assinatura do contrato, pode dar a impressão de que cumpriu o seu papel e que não se responsabiliza mais pelos problemas que podem acontecer.

Deixe seu cliente saber que você estará à disposição para ajudá-lo e concluir toda a sua experiência com a imobiliária de forma satisfatória. Além de isso fazer com que ele confie nos seus serviços, ele divulgará o bom trabalho dos seus funcionários e sua imagem perante os consumidores melhorará a cada dia.

Uma imobiliária séria e comprometida não se limita a oferecer imóveis de qualidade e ter atenção a contratos e documentações. É preciso ir além. Atender bem o cliente garante que ele indique seus serviços e faz com que você seja a primeira opção na hora de ele procurar por serviços imobiliários em uma próxima vez.

Conseguiu se convencer da importância de melhorar o atendimento da imobiliária? O que você tem feito a respeito disso? Deixe seu comentário e divida suas experiências com a gente!

Posts relacionados