Equipe integrada: sucesso imobiliário!

Equipe integrada: sucesso imobiliário!

Se tem algo que incomoda e afasta a clientela das imobiliárias é a lentidão nos processos de locação. Em um mercado concorrido e com dificuldades por conta da crise econômica vivida no Brasil, não se pode dar bobeira, e a máxima “tempo é dinheiro” aplica-se perfeitamente a esses casos.

É sabido: o processo é lento. Envolve a decisão dos interessados, documentos, comprovações e, finalmente, a assinatura da papelada. Lentidão e problemas de gestão da equipe imobiliária ocasionam transtornos que todos gostariam de evitar: retrabalho, perda de informações, desperdício de tempo, atrasos, dentre tantos outros que podem gerar um desprestígio para a imobiliária e resultar, consequentemente, em uma perda de clientes.

Ainda assim, é possível ganhar tempo. Otimizar seu trabalho e construir uma reputação positiva e – o mais importante – dar conta do recado com presteza.

Agilizando o processo de locação

Veja nesse post maneiras de agilizar o processo de locação – desde o primeiro contato do cliente até as assinaturas dos papéis – e driblar a concorrência.

Trabalho em conjunto

Uma imobiliária, independente de seu tamanho, é divida em vários setores que têm sempre o mesmo objetivo: atender o locatário da melhor maneira possível.

Pois é hora de colocar isso em prática e garantir que esse interesse comum seja compartilhado por todos da equipe, trabalhando em conjunto para agilizar o processo.

Às vezes, pelo longo tempo de trabalho, os corretores, funcionários e diretores se acomodam em suas funções e não enxergam mudanças no mercado, no perfil da clientela e nas novas demandas. Sua equipe conhece a clientela? Reconhece o perfil de quem procura os imóveis da imobiliária? Não é preciso conhecer todos os clientes, mas é importante ter uma espécie de mapa na cabeça. Por isso, é importante fazer reuniões periódicas para discutir franca e abertamente sobre as questões do trabalho: balanço e novos desafios.

Como integrar sua equipe?

Conforme já foi dito, não tem nada pior para uma empresa e para seus funcionários que desperdiçar ou fazer um trabalho mais de uma vez. Isso não exclui, de maneira alguma, a possibilidade de erro. Afinal, todos – do diretor mais gabaritado e experiente à atendente recém-contratada – são humanos. Nesse caso, o retrabalho está diretamente ligado ao não-cumprimento de prazos estipulados em um processo de locação. Por isso a importância do trabalho em conjunto para alinhar prazos e bater metas.

Uma boa equipe inclui vistoriadores capacitados e ágeis. Quer saber mais sobre qual o perfil ideal para este funcionário? Veja este post.

Se sua imobiliária é menor, ainda é possível gerenciá-la de maneira mais informal, mas, com o passar do tempo e o crescimento do negócio, é importante contar com um sistema que tabule informações e aponte, em números, as negociações bem e malsucedidas.

Além disso, uma boa plataforma de informações virtuais garante uma comunicação integrada, com agendas coletivas, por exemplo.

Um caminho interessante e que garante muita agilidade aos processos de locação é dispor dos arquivos e documentos digitalizados. Pode parecer bobagem, mas qualquer alternativa que acelere o processo é muito bem-vinda.

Quem sabe um aplicativo?

Aplicativos para aparelhos móveis podem ser uma ótima alternativa para a integração da equipe na imobiliária. Identifique pontos que possam ser melhorados e busque soluções, seja para facilitar a comunicação interna, compartilhamento de informações ou até mesmo otimizar um processo da empresa.

O VistoriaSimples é um exemplo de solução voltada para o setor imobiliário que proporciona maior agilidade às locações. Existem também opções utilizadas por empresas de diversos segmentos, como o Google Drive, Slack e SocialBase. Você pode também contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para criar algo sob medida para seu negócio.

Leia este post e saiba mais sobre os benefícios e vantagens proporcionados pela tecnologia no segmento imobiliário.

Conscientize os funcionários

Uma equipe integrada e coesa influencia positivamente todos, inclusive os interessados na locação, seja o proprietário ou o locatário. É importante lembrar que o cumprimento de prazos depende – e muito! – da equipe imobiliária para conduzir e agilizar o processo. Ou seja, dê o exemplo no trabalho e peça o mesmo em troca!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário, vamos conversar!


Esperamos que estas dicas ajudem a reduzir conflitos com clientes e melhorar ainda mais o atendimento de sua imobiliária.

banner6

Receba nossos posts por email:

 

Posts relacionados