Como aumentar o poder de persuasão

Como aumentar seu poder de persuasão

O poder de persuasão é essencial para todo tipo de negócio e permite ao profissional vender uma ideia ou um produto de forma eficiente. Para profissionais do ramo imobiliário, essa habilidade é especialmente importante, pois proporciona ao cliente uma boa experiência comercial e contribui para o sucesso do negócio.

Algumas pessoas possuem essa habilidade naturalmente e, por isso, não necessitam despender muita energia ou esforço para que suas opiniões sejam ouvidas e consideradas, alcançando resultados positivos nos negócios.

E quanto às pessoas que não possuem essa característica? O poder de persuasão também pode ser aprendido, pois é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada pelo profissional em seu cotidiano. Confira a seguir algumas dicas para aumentar seu poder de persuasão:

1. Trabalhe na sua imagem

A forma como o profissional se apresenta exerce influência direta em uma negociação, dado que as pessoas formam imediatamente uma opinião baseada na imagem que lhes é apresentada. Assim, é essencial investir em uma imagem que cause uma boa primeira impressão, condizente com a situação. Além disso, a forma de expressão verbal é muito importante: procure comunicar-se de forma a transmitir entusiasmo e energia desde o primeiro momento.

2. Avalie o contexto

Um aspecto importante do poder de persuasão é saber analisar o contexto em que a negociação está inserida e ter noção do timing correto. É muito importante que o profissional esteja atento ao momento em que apresenta suas ideias e propostas e que saiba o momento correto de ficar em silêncio.

3. Invista em conhecimento

Pessoas capazes de persuadir demonstram muito conhecimento sobre o assunto do qual estão tratando. Assim, antes de tudo, é essencial que o profissional esteja bem informado e domine o tema, de forma a despertar a atenção e a confiança dos envolvidos em uma negociação. Para isso, procure manter-se atualizado, por meio de leituras, cursos, congressos e feiras, buscando constantemente conhecimento na área.

4. Comunique-se adequadamente

Um dos aspectos mais fundamentais para a persuasão é a habilidade de comunicar-se de forma articulada. Erros de português podem ser fatais em uma negociação e podem diminuir sua credibilidade como profissional. Além disso, evite utilizar gírias e expressões que cortem a fluidez da sua fala, como “hmm” ou “tipo”. Esse tipo de “muleta linguística” diminui a força dos seus argumentos.

5. Personalize a situação

O carisma é uma das qualidades das pessoas que apresentam um poder de persuasão natural, caracterizado pela capacidade de escutar e ser tolerante, demonstrando diferentes pontos de vista de forma sutil, respeitando opiniões diferentes das suas. Assim, desenvolver a capacidade de ouvir e entender as questões pessoais envolvidas na negociação, demonstrando interesse e empatia, é fundamental, pois aumenta o interesse no que você tem a dizer e propor.

6. Apresente benefícios

Apresentar os benefícios da sua proposta em uma negociação é parte essencial da persuasão. Assim, planeje as vantagens a serem oferecidas e apresente-as de forma atrativa. As pessoas tendem a concordar com você, caso entendam e enxerguem os resultados positivos de uma negociação para si mesmas.

7. Trabalhe sua credibilidade

Credibilidade é essencial para persuadir alguém. Assim, procure cumprir metas e prazos estabelecidos, aumentando a confiança dos envolvidos. Trabalhar sua credibilidade envolve, ainda, evitar atrasos e cumprir os acordos e promessas realizados.
Aumentar a capacidade de persuasão envolve trabalho pessoal e preparação adequada, de forma a oferecer argumentos consistentes e apropriados, bem como conectar-se emocionalmente com a pessoa que deseja persuadir, demonstrando interesse nas questões apresentadas e ouvindo-a. Para profissionais do ramo imobiliário, é essencial ter essa preparação, a fim de lidar com os questionamentos e os aspectos pessoais envolvidos na compra, venda ou aluguel de um imóvel.

Mais dicas para aumentar o poder de persuasão? Leia este outro post sobre o tema, trazendo técnicas para a compra de casas.

E você, como vem trabalhando seu poder de persuasão nos negócios? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Receba nossos posts em seu email: