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Como abrir uma imobiliária de sucesso

Abrir seu próprio negócio é o sonho de muitos profissionais e, para aqueles que trabalham com imóveis, abrir uma imobiliária pode significar a realização de um grande objetivo. As imobiliárias têm como principal papel promover e intermediar as negociações relativas à compra, venda e aluguel de imóveis, aproximando pessoas e oferecendo soluções adequadas para seus desejos e necessidades.

Como qualquer outro tipo de negócio, é essencial para o seu sucesso oferecer uma vantagem competitiva para os diversos perfis de cliente, como forma de se destacar no mercado. Assim, abrir sua própria imobiliária exige do profissional conhecimento sobre a atividade e as tendências do mercado, experiência na área de gestão e relacionamento com o cliente bem como a capacidade de elaboração de projetos de captação, locação e venda de imóveis. Se você deseja saber como abrir uma imobiliária, mas não sabe por onde começar, confira algumas dicas úteis:

1. Plano de negócio

O plano de negócio é um dos primeiros passos para quem deseja atuar como empreendedor, independentemente da área de atuação. O plano de negócio consiste na idealização dos objetivos que se pretende atingir com a imobiliária, análise de viabilidade e definição das formas de atuação e das estratégias a serem adotadas para que os resultados sejam alcançados.

Um plano de negócio bem elaborado contribui para verificar a forças e fraquezas do empreendimento, prever as dificuldades que serão encontradas e mapear suas possíveis soluções. Para isso, é essencial que o profissional dedique-se a estudar o mercado imobiliário e o público-alvo que deseja atingir, realizando também um bom planejamento estratégico e financeiro. Existem diversas ferramentas, como softwares, aplicativos, livros e treinamentos, que não demandam grandes investimentos e contribuem para a realização de um bom plano de negócio.

2. Planejamento de abertura

Abrir uma empresa no Brasil é um processo bastante burocrático e pode levar algum tempo. Assim, é importante planejar os aspectos legais e técnicos da abertura do negócio. Verifique com antecedência toda a documentação necessária para a abertura da empresa, em que tipo de empresa você pretende encaixar-se e defina um nome para ser registrado na junta comercial do Estado onde ela será aberta. O nome é um aspecto essencial da marca e contribui para seu impacto no mercado.

Esteja atento também para definir as ferramentas a serem utilizadas na imobiliária para o controle dos imóveis, relatórios, contratos, relacionamento com clientes, e assim por diante. A tecnologia vem, nos últimos anos, contribuindo para a realização desses procedimentos com mais agilidade e precisão. Pesquise e escolha os softwares que possuem as funcionalidades essenciais para o seu negócio e que sejam fáceis de usar. Utilize a tecnologia para proporcionar uma experiência mais agradável a seus clientes e otimize sempre!

3. Definição da equipe

A definição da equipe depende muito dos objetivos, estratégias e formas de atuação estipulados no plano de negócio. Assim, para planejar a quantidade e que tipo de profissionais devem trabalhar na empresa, foque no objetivo do seu negócio. É bastante comum uma imobiliária nascer a partir de um único corretor autônomo, trabalhando em home office, até ter uma carteira de imóveis e clientes que lhe propiciem receita para expandir o negócio de maneira gradativa. Há também os casos onde há investimento de um capital inicial para acelerar o crescimento da empresa. De um jeito ou de outro, o importante é planejar.

Quantos corretores serão necessários nos primeiros 6 meses? E depois de 1 ano? Quais profissionais atuarão na parte administrativa? Você pretende investir em uma empresa de marketing? As respostas a essas questões dependem, ainda, do planejamento financeiro do empreendimento e de quanto capital está disponível para o investimento inicial. Uma boa dica é a contratação de um profissional de contabilidade, dado que diversas obrigações são exigidas pelas legislações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e empresariais.

Um líder deve se preocupar não apenas com a seleção de excelentes profissionais mas também com a motivação, engajamento e integração da equipe. Saiba mais.

4. Monitoramento e avaliação

O plano de negócio serve como base para delinear os objetivos e estratégias para a abertura da sua imobiliária. É importante, porém, que ele que seja constantemente acompanhado e avaliado, de acordo com a realidade do seu negócio. É essencial, portanto, manter-se atualizado com relação às tendências do mercado, às necessidades e expectativas do público-alvo e aos resultados que vêm sendo obtidos pela imobiliária por meio das ações que foram planejadas, de forma a identificar problemas e processos que podem ser otimizados, oportunidades de inovação e formas de crescimento.

O mapeamento de processos é uma ferramenta muito importante para avaliar, aprimorar e inovar os fluxos de trabalho da empresa. Saiba mais.

A paixão pela atividade é fator essencial para a abertura de uma imobiliária, já que exige do empreendedor esforço, persistência e comprometimento, além da capacidade de promover mudanças e inovações, visando ao objetivo final que deseja alcançar.

E você, quais aspectos considera mais importantes para abrir uma imobiliária de sucesso? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários, e não deixe de conferir mais informações relativas ao assunto no blog do VistoriaSimples!